CrossFit: funcionalidade e alta intensidade em uma única sessão

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     2 Comentários

Cada vez mais popular entre antigos e novos praticantes de atividades físicas, o CrossFit é um método de treinamento esportivo,inspirado no treinamento militar, que alterna exercícios de levantamento de peso, ginástica e exercícios aeróbios, combinando os movimentos funcionais, (aqueles que realizamos no dia a dia) com os de alta intensidade. Voltada à aptidão funcional, a modalidade visa melhorar o condicionamento físico e a saúde do praticante, por meio da otimização das 10 capacidade físicas humanas, divididas em neurológicas e orgânicas, que são: coordenação, precisão, agilidade e equilíbrio, força, flexibilidade, potência, velocidade, resistência muscular e cardiovascular.

Normalmente, os exercícios devem ser executados por número de repetições ou por tempo, e quase sem descanso entre as séries, para explorar ao máximo a resistência.

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Segundo o educador físico e coach (treinador) na modalidade , Luciano Fernandes, da academia  Crossfit 79,  a prática contribui para a prevenção de doenças, principalmente, no caso de pessoas sedentárias. “O CrossFit, tradicionalmente, alcança um resultado positivo sobre os efeitos colaterais do estilo de vida sedentário ou de hábitos inadequados”, explica.

E os benefícios não param por ai. A atividade também traz resultados de mudança física, inclusive para pessoas que já se exercitam com regularidade. O Coordenador de Marketing Anderson Uchimura , 24 anos, não demorou para sentir os efeitos quando trocou a musculação pelo CrossFit, há 4 meses. “Uma mudança que notei logo de cara foi o ganho muscular, principalmente em músculos que eu não costumava treinar tanto ou com tanta dedicação, e que acabavam sendo os mais fracos, como pernas e ombros . Também notei uma redução de gordura , emagreci um pouco“, conta.

Além disso, Anderson, que também já praticava corrida de obstáculos, reconhece a melhora que o CrossFit causou, especificamente, em seu desempenho nessa modalidade. Antes de iniciar os treinos, ele fez uma corrida simples, mas confessa que após a prova, estava muito fadigado. Em poucos meses, algo parece ter mudado.  “Recentemente eu realizei uma outra corrida, mais pesada que a primeira, e eu não sai tão cansado”, relata

A nutricionista Rúbia Maciel, 25 anos, é adepta da prática há 1 ano e 4 meses e também destaca os benefícios para o condicionamento físico e a própria técnica para realizar os exercícios. “A minha resistência melhorou absurdamente depois que comecei, além de eu conseguir pegar pesos que eu jamais seria capaz antes de conhecer essa modalidade. A minha postura também teve uma melhora bastante significativa, pois os coachs incentivam e nos lembram o tempo todo para fazermos movimentos perfeitos”, relata. Também praticante de corridas esporádicas, a nutricionista salienta que melhorou muito seu tempo após começar a conciliar as duas atividades “Aproximadamente 10 minutos”, enaltece.

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Rúbia Maciel, à direita, com as amigas Marília Maciel, ao centro, e Gabriela, à esquerda

Com diferenciações apenas no grau de dificuldade, e não na estrutura dos treinos, o CrossFit não apresenta restrições para nenhum público, podendo ser praticado por sedentários, obesos, idosos, entre outros grupos que exigem um acompanhamento mais próximo.  “ Descobrimos que essas populações especiais se beneficiam do mesmo sucesso que os nossos atletas de elite, desde que tenha sempre um coach certificado e qualificado para ministrar a metodologia” nos diferentes públicos.

E você, já experimentou ou tem vontade de experimentar o CrossFit? Que tal procurar a academia mais próxima de você? 

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CrossFit: funcionalidade e alta intensidade em uma única sessão
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O CrossFit é uma modalidade de treinamento esportivo, com princípios do treinamento militar, que melhora o condicionamento físico e a saúde.
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