Deficiência de vitamina B12 atinge carnívoros e vegetarianos

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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Quando se fala em alimentação vegana ou vegetarina, a principal recomendação é ficar atento aos níveis de vitamina B12, nutriente essencial para diversas funções no organismo. No entanto, o que poucos sabem é que pessoas que comem carne também podem ter deficiência dessa vitamina.

“Hoje a gente vê que onívoros, aqueles indivíduos que consomem todos os grupos alimentares, sofrem carência de B12 na ordem de 50% e veja que são pessoas que consomem essa vitamina”, conta a nutricionista Ana Ceregatti.

Muito mais do que o baixo consumo dos alimentos fontes de vitamina B12, como carnes, atum, sardinha, ovos, leite e derivados, o que dita se a pessoa tem carência é a metabolização da vitamina pelo intestino. “Para ser absorvida, a vitamina B12 precisa se ligar a um composto chamado fator intrínseco, produzido no estômago pelas mesmas células que produzem o ácido necessário para a digestão. Pessoas com algum problema que prejudique a absorção, que consomem antiácido com muita frequência ou remédios que inibem a secreção ácida, tem prejuízos na produção do fator intrínseco e podem apresentar deficiência da vitamina B12”, explica a nutricionista Carolina Favaron.


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Sintomas da deficiência de vitamina B12

Segundo Carolina, a deficiência de vitamina B12 provoca formigamento nas pernas, anemia, confusão mental e esquecimento, sintomas comuns de diversas doenças, por isso há certa dificuldade no diagnóstico apenas com o relato dos sintomas. “O ideal é fazer o acompanhamento dos exames e histórico de consumo alimentar”, diz.

Para que serve a vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para diversas funções do organismo: é importante para a saúde do sistema nervoso, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares através do controle da homocisteína, participa do metabolismo dos ácidos graxos, previne anemia megaloblástica e ajuda o processo de síntese de DNA.

Suplementação de vitamina B12

A vitamina B12 pode ser suplementada via intramuscular ou por cápsulas, que fornecem as necessidades desse nutriente. A novidade é que agora também é possível encontrar cápsulas de origem vegetal da vitamina B12, da Nu3, que podem ser consumidas por veganos e vegetarianos. Para saber a necessidade de suplementação, bem como a dosagem recomendada para o seu caso, consulte um médico ou nutricionista.


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Deficiência de vitamina B12 atinge carnívoros e vegetarianos
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Diversas pessoas podem ter deficiência de vitamina B12 por conta do baixo consumo de alimentos fonte e problemas no processo de metabolização da vitamina.
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