Detalhes que fazem a diferença no treino

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

treino_capa

Artigo de especialista – Renato de Jesus Vilelas*

Fala galera, tudo bem? Como falei no primeiro artigo, a proposta é trabalharmos juntos para otimizar os seus resultados dentro da academia.
Por isso, hoje você vai ficar por dentro de todos os parâmetros do treinamento e conhecer cada detalhe que pode fazer total diferença no seu treino.
Não vou postar treinos prontos ou receitas milagrosas, já parto do princípio que todos já fizeram os primeiros passos e já estão com seus respectivos treinos em mãos.

Dê importância ao que é importante

Quando as pessoas fazem inscrição em uma academia, normalmente o que buscam é o caminho mais rápido para obter seus resultados, muitas vezes focando apenas em um ponto e se esquecendo de DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA. Quero dizer que tudo o que você precisa pode estar bem nas suas mãos, ou seja, o seu treino.
Dar a importância significativa para seu treino pode mudar totalmente o rumo dos resultados. Quando um professor monta seu treino ele não apenas coloca exercícios e pronto, pelo contrário, ele prescreve algo que vai de encontro ao seu objetivo, pensa em uma sequência de exercícios e em estímulos ideais para que no final daquele programa você esteja mais próximo do seu resultado.
Entendendo isso, você deve dar o devido valor ao seu treino e começar a executá-lo com excelência. É exatamente nessa parte que quero orientar você, veja a seguir itens que talvez nunca tenha percebido, mas que estão ali e devem ser seguidos diariamente no seu treino.

Intervalo no treino

Fazer um treino com excelência não significa terminar o mais rápido que puder, cada treino tem um objetivo, exercícios, número de repetições, séries e dias a serem treinados. Claro que podem existir treinos em formatos diferentes, mas esse é o mais comum. No entanto, algo importante e às vezes esquecido pelos professores – ou que os alunos não dão valor – é o intervalo, o grande responsável por manter seu treino na fluidez e intensidade ideal. Para cada estímulo e objetivo existe um tempo ideal de intervalo entre as séries. Se você não sabe qual é o tempo de intervalo do seu treino, procure seu professor, pergunte e anote essa informação preciosa. Depois de receber essa informação, utilize o celular ou um cronômetro para monitorar o intervalo entre as séries do seu treino.

Exercícios

Seu professor prescreve exercícios no seu treino que servem para te ajudar a desenvolver seu corpo e atingir os resultados. Muitas pessoas querem dar um passo maior que a perna e já partir para exercícios complexos e mais avançados, que normalmente veem pessoas mais experientes fazendo na própria academia ou na TV e internet. A sua evolução é algo inevitável, seu corpo se adapta e aprende muito rápido, mas é preciso respeitar esse tempo. Então, evite trocar exercícios por conta própria ou seguir amigos que já treinam há muito tempo. Por melhor que seja a intenção, seu amigo não está apto a te orientar com segurança e ajudar na busca por resultados consideráveis e sem prejuízos físicos, como lesões ou crescimento desproporcional. Caso algum exercício estiver incomodando você, fale com seu professor e peça para trocar.

Repetições e séries

Esse item é muito importante, mas não é por que tem número nas suas repetições e séries que significa que você pode fazer matemática com eles. Já vi contas desse tipo: “Se o professor pediu para fazer três séries de 10, como estou sem tempo é melhor fazer duas séries de 15, afinal de contas vai dar trinta do mesmo jeito.”
Então, galera, essa conta nunca vai fechar, o número de séries e repetições é um fator importante no estímulo do seu treino. Você não consegue pegar o mesmo peso em ambos os treinos e se conseguir provavelmente a carga para número de repetições 10 está bem abaixo do que deveria. Respeite as séries e repetições e estará no caminho para o seu sucesso físico!

Cargas

Os pesos utilizados também são fatores que determinam a intensidade do seu treino, mas isso não significa que quanto mais peso melhor. Partindo de um raciocínio lógico, você tem no seu treino séries e repetições a serem cumpridas e a carga vai te ajudar a cumprir com qualidade essas repetições. O pensamento a partir de hoje será o seguinte:
Se no seu treino está determinando 15 repetições, você deve colocar uma carga para chegar nesses 15 movimentos. Se você chegar nos 15 na primeira série fazendo o exercício com qualidade e amplitude ideal e sentiu que poderia fazer até três repetições a mais, você deve manter essa carga. Agora, se só você chegou nos 15 e sentiu que poderia fazer até cinco repetições ou mais, você deve aumentar essa carga e se não conseguir chegar nos 15 deve diminuir a carga.
Com esse raciocino você nunca ficará na zona de conforto no seu treino, pois você estará constantemente progredindo carga.

Amplitude

Esse último item também tem fator crucial para você alcançar seus resultados, nosso corpo é uma máquina perfeita e os músculos de certa forma fazem com que essa máquina se movimente através de ordens dada pelo operador dessa máquina, que é você. Cada musculo está ligado a uma articulação, que tem seu grau de amplitude. Para trabalhar por completo seus músculos nos exercícios, você deve aproveitar o máximo de amplitude possível que essa articulação ou exercício consegue fornecer. Claro que alguns exercícios tem a amplitude reduzida por conta do grau de dificuldade ou de alguma restrição pessoal do indivíduo, mas no geral faça todos os movimentos com sua amplitude máxima, se não souber qual o máximo que pode, chame seu professor. Tenho certeza que ele vai apresentar a amplitude perfeita para o desenvolvimento do exercício.

Resumo

Mais uma vez quero provar que atingir seus resultados não é impossível. Se você se dedicar a todos os itens que citamos no primeiro artigo e executar seu treino conforme a orientação de hoje, você estará cada dia mais próximo dos resultados que almeja.
Se for indicado pelo seu nutricionista, você pode utilizar suplementos, mas não coloque todas as esperanças só nisso. Você precisa se dedicar por completo na sua vida fitness!
Deixe dúvidas e comentários para interagirmos e, assim, seguirmos rumo à sua melhor forma física de todos os tempos!

*Renato de Jesus Vilelas é personal trainer, sócio e diretor comercial da Vittar Sports, bacharel em Educação Física e pós-graduando em Reabilitação de Lesões Músculo Esqueléticas.

Summary
Article Name
Detalhes que fazem a diferença no treino
Author
Description
Saiba quais são os detalhes que fazem a diferença no treino e atinja seus resultados mais rápido!
NATUELIFE
x