Dicas de como ter um Envelhecimento Saudável

6 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Envelhecimento-saudávelA expectativa de vida da população Brasileira aumentou, devido ao avanço da medicina, das tecnologias, e da qualidade de vida é comum alcançar maior longevidade, segundo o IBGE, é em média de 72,5 anos para homens e 79,6 anos para mulher (em 2017).

Você já parou para pensar que suas atitudes de hoje vão refletir no seu futuro? E como chegar até essa idade ou mais, com qualidade de vida? Confira aqui algumas dicas de como ter um envelhecimento saudável.

Envelhecimento ativo

O envelhecimento saudável, não quer dizer ausência de doenças, mas sim a manutenção da capacidade funcional permitindo o bem-estar, com a construção de habilidades que possibilitam viver da melhor forma possível a idade avançada.

Estilo de vida saudável

Hábitos e comportamentos do estilo de vida, como alimentação saudável, praticar regular de atividade física, não ser fumante e nem alcoólatra, protegem contra as principais doenças crônica que correspondem a maior causa de mortalidade da população idosa.

Além do físico, é importante pensar no psicológico, é necessário enxergar o envelhecimento como algo positivo, e ser sempre otimista. Mas isso depende de uma rede de apoio, como amigos, família e atividades sociais.

Exercite-se

Uma das alterações naturais do envelhecimento é a perda de massa magra e aumento da massa de gordura, isso aumenta ainda mais a incapacidade física dos idosos.

A diminuição da massa magra pode afetar diretamente na qualidade de vida dos idosos, diminuindo a força e a autonomia na idade avançada.

O que gera essa mudança na composição corporal é a falta de atividade física, diminuição nos hormônios, na produção do organismo de proteína e alimentação inadequada.

Há diversos estudos demonstrando que a musculação pode minimizar ou retardar perda de massa magra, e até gerar respostas significativas como ganho de massa muscular e força.

Geralmente as pessoas já chegam no começo do envelhecimento com pouca massa magra e muita gordura, o que é uma característica da maioria da população.

Começar o envelhecimento com uma boa composição corporal, ou seja, mais massa magra do que gordura favorece ainda mais o envelhecimento saudável. Mas é importante continuar se exercitando para não haver tanta perda.

Alimente-se bem

Outro processo natural do envelhecimento é a diminuição do apetite. E manter uma alimentação saudável e equilibrada, além de auxiliar na manutenção do peso, é muito importante para fortalecer a saúde e auxilia a preservar a quantidade massa magra.

Além disso, há alguns alimentos ricos em antioxidantes podem auxiliar a retardar alguns processos do envelhecimento, pois combatem os radicais livres. As vitaminas A, C e E são boas fontes de compostos antioxidantes.

É muito importante acompanhamento periódico e frequente de médicos ao longo da vida, para prevenir diversas doenças, e caso apareça alguma, para ser descoberta no começo aumentando as chances de cura. Além disso, é sempre importante manter as vacinas em dia, principalmente idosos que são um grupo mais vulnerável a doenças como gripes.

 

Summary
Article Name
Dicas de como ter um Envelhecimento Saudável
Author
Description
Descubra alguns hábitos que vão refletir na sua vida, favorecer um envelhecimento saudável, estilo de vida para ter mais bem-estar quando estiver mais velho

Categorias -

Menu Blog
x