Dicas para amenizar os sintomas da menopausa

3 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Menopausa

A Menopausa é um estágio natural da vida que todas as mulheres passam a partir de uma certa idade, traz muitas e novas mudanças para o organismo. Nessa fase surgem diversos sintomas, os quais para algumas mulheres acabam interferindo bastante no dia a dia. Confira abaixo informações sobre a menopausa e dicas para amenizar os sintomas ocasionados por esta.

Menopausa: O que é?

A menopausa é a fase da vida da mulher caracterizada pela interrupção da menstruação e a perda da capacidade reprodutora, resultando uma série de alterações que ocorrem nos ovários e nas glândulas secretoras dos hormônios que controlam o ciclo menstrual.

Sintomas da Menopausa

  • Calor excessivo
  • Secura vaginal
  • Ardor/dor durante a relação sexual
  • Alterações do sono
  • Menor desejo sexual
  • Queda de cabelo
  • Dor de cabeça
  • Depressão
  • Irritabilidade
  • Osteoporose.

Tratamento para a menopausa?

Normalmente, o tratamento da menopausa pode ser feito com a reposição hormonal, que por sua vez ajuda a aliviar os sintomas físicos, psicológicos e também os relacionados aos órgãos genitais durante essa fase.

Encarar a menopausa com uma atitude positiva pode deixar a nossa vida melhor, inclusive minimizando os sintomas da menopausa antes mesmo de eles aparecerem, como por exemplo:

– Praticar atividades físicas para evitar o ganho excessivo de peso e também ajuda nas ondas de calor, sendo que mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam;

– Fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, prevenindo problemas como incontinência urinária;

– Fortalecer os ossos, com exercícios de levantamento de peso, para evitar o risco de fraturas;

– Brincar com jogos de memória, palavra cruzada, enfim, estimular o nosso cérebro para evitar a perda de memória;

– Ter uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis, como a do salmão, do abacate e do azeite de oliva, para deixar a pele e os cabelos saudáveis e bonitos;

– Dormir o suficiente, pois a falta de sono pode contribuir para a confusão mental e baixa libido;

Beber bastante água. Quando sentir as ondas de calor, beba água gelada, pois isto vai ajudar. Deixe uma garrafinha sempre ao seu alcance, principalmente durante a noite, que é quando as ondas são mais intensas;

– Se você fuma, agora é um ótimo momento para decidir parar. O fumo reduz ainda mais o nível de estrogênio no seu organismo. Parar de fumar vai facilitar sua passagem por este período;

– Praticar ioga. Como a meditação é uma boa ferramenta para minimizar o stress.

A que idade a menopausa tem início?

Em quase todas as mulheres, a idade da menopausa é por volta dos 45 a 60 anos, já que é uma fase em que os ovários deixam de produzir, gradativamente, os hormônios estrogênio e progesterona, relacionados com o clico menstrual e a fertilidade. Já quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa precoce.

Menopausa e climatério

Muita gente confunde menopausa e climatério. Porém, ambos são caracterizados por fases diferentes. O climatério caracteriza a pré-menopausa, fase de transição entre o período fértil e o não reprodutivo. Já a menopausa é caracterizada pela interrupção total da menstruação.

Onde comprar produtos para a menopausa?

Está querendo comprar produtos para menopausa? Aqui na Natue você encontra diversos produtos para menopausa com um preço incrível! Incluindo vitaminas, minerais e outros nutrientes (como óleo de prímula, linhaça, soja, etc.) que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa. Mas lembre-se: é sempre importante ter acompanhamento médico.

SHOPPING NATUE

Summary
Article Name
Dicas para amenizar os sintomas da menopausa
Author
Description
Apesar de ser algo natural e ocorrer com todas as mulheres, ainda existem muitas dúvidas acerca da menopausa. Saiba como amenizar os sintomas nessa fase!

Categorias -

Menu Blog
x