Dieta antioxidante: a dieta amiga da beleza e da juventude

1 mês atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Dieta antioxidante

 

Você sabia que a dieta rica em alimentos que possuem a capacidade de combater os radicais livres é chamada de dieta antioxidante? A boa notícia é que, a dieta antioxidante é aliada da beleza, pois, o consumo diário de alimentos que possuem esta ação, retardam e previnem o envelhecimento precoce. Além disso, mantém a pele, os cabelos e as unhas fortes e saudáveis.

O que são radicais livres?

Os radicais livres, são substâncias produzidas pelo nosso organismo pela própria reação da respiração celular. A produção de forma equilibrada é importante para nossa sobrevivência, mas o problema está na produção exagerada que ocorre quando o corpo sofre com à má alimentação, a ação do estresse, da radiação solar, da poluição e o hábito de fumar. Quando em excesso, os radicais livres atacam o nosso organismo provocando doenças como o câncer, diabetes, doenças cardíacas, Mal Parkinson e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, a ação dos radicais livres pode estar associada à infertilidade, acne, celulite, rugas, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e estrias.

O nosso corpo é capaz de produzir naturalmente os antioxidantes, que são moléculas que funcionam em defesa do nosso organismo e neutralizam os radicais livres que são produzidos normalmente. Mas para combater a produção exagerada que ocorre devido às ações já mencionadas, os antioxidantes obtidos por meio da alimentação são fundamentais para a saúde humana.

Como fazer a dieta antioxidante?

Alguns alimentos possuem determinados nutrientes em sua composição que estimulam a produção endógena destes exterminadores de radicais livres. O manganês, presente nos cereais integrais, nas folhas verdes (couve, espinafre) e nos chás (cavalinha, dente-de-leão, centelha asiática); o cobre, encontrado nas nozes; e o zinco, que está na sardinha, na aveia, nas carnes e nas leguminosas, são alguns destes nutrientes que estimulam a produção de determinados antioxidante em nosso organismo após o seu consumo.

Alguns temperos e especiarias (cravo, canela, cúrcuma, açafrão, páprica, cominho, alecrim, manjericão e o orégano), possuem ação antioxidante. O cravo, por exemplo, pode ser mastigado, pois seus princípios ativos são absorvidos pela mucosa da boca e fazem bem à saúde. Frutas como açaí, morango, cereja, mirtilo, mamão, goiaba, abacate, laranja, limão, abacaxi, uva, acerola, caju, melancia e kiwi; e outros alimentos como chocolate, azeite de oliva, peixes, frutos do mar, legumes e o vinho tinto, também possuem ação antioxidante e por isso são benéficos à saúde.

A recomendação é incluir estes alimentos antioxidantes na dieta, no mínimo, uma vez a cada dois dias. Mas se você é fã destes alimentos, use a criatividade e inclua estes alimentos diariamente na sua dieta.

Summary
Article Name
Dieta antioxidante: a dieta amiga da beleza e da juventude
Author
Description
A dieta antioxidante pode contribuir para melhora da saúde e manutenção da beleza. Saiba mais aqui - Natuelife
NATUELIFE
x