Dieta cetogênica: conheça seus prós e contras

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

alimentos cetogenicos

Atualmente, existem diversas dietas para a redução e manutenção do peso, que eliminam grupos alimentares, principalmente o carboidrato, como é o caso da dieta cetogênica. Conheça mais sobre este método que promete a rápida perda de peso.

O que é dieta cetogênica?

dieta cetogênica, também conhecida como dieta sem carboidrato ou low carb high fat, oferece elevada concentração de gorduras, é moderada em proteínas e pobre em carboidratos. Quando há baixa quantidade de carboidrato para produção de energia, o organismo passa a utilizar gorduras como fonte energética, gerando um estado de cetose e aumento de acidose metabólica, por isso, também pode ser chamada de dieta cetônica ou dieta do corpo cetônico.

Pela maior presença de lipídios e proteínas, a dieta cetogênica colabora para aumentar a sensação de saciedade, promovendo a perda de peso. Além disso, há maior queima de gordura, pois o organismo gasta mais energia para digerir lipídios, ajudando a acelerar o metabolismo.

A dieta cetogênica possui algumas aplicações médicas, como em casos de epilepsia ou até mesmo câncer, além de poder promover maior perda de peso e queima de gordura. No entanto, essa dieta deve ser acompanhada por um nutricionista, para que a distribuição de nutrientes seja adequada, prevenindo possíveis deficiências nutricionais.


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Dieta cetogênica: como fazer?

Os alimentos liberados na dieta cetogênica são fontes de lipídios e proteínas, como:

  • Iogurte, creme de leite e queijos
  • Carnes em geral: frango, peixes, carnes suínas e bovinas
  • Ovos
  • Frutos do mar
  • Oleaginosas, como castanha-do-Pará e nozes
  • Sementes, como as de girassol e abóbora
  • Azeite
  • Óleo de coco
  • Abacate
  • Verduras e legumes, como couve, brócolis, abobrinha, repolho, pimentão, berinjela, escarola, quiabo e acelga
  • Bebidas, como água, café e chás

Já os alimentos proibidos são aqueles fonte de carboidratos, como arroz, milho, trigo, massas, batata, mel, pães, frutas, lentilha e feijão.

Vantagens da dieta do cetônico

A dieta cetogênica tem como principal vantagem a perda de peso rápida, principalmente por contribuir para o aumento da saciedade.

Riscos da dieta cetônica

Esse tipo de dieta pode apresentar efeitos colaterais, sendo o principal a hipoglicemia, cujos sintomas incluem sudorese, náuseas, vertigem e fraqueza. Outros sintomas podem ser observados, como obstipação intestinal, sonolência ou até dificuldade de aderir a dieta.

Por promover o emagrecimento rapidamente, a tendência é a recuperação do peso ao final da dieta, provocando o efeito sanfona. Além disso, esse tipo de dieta colabora para o consumo elevado de gordura saturada, oferecendo maior risco para o colesterol.

A dieta do cetônico não dever ser feita por um longo período, já que o cérebro tem como principal fonte de energia a glicose fornecida pelos carboidratos. Por ser muito restritiva, contribui para a carência de nutrientes, sendo assim, a dieta cetogênica deve ser muito bem planejada e sempre com o acompanhamento de um nutricionista para evitar prejuízos à saúde.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


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Dieta cetogênica: conheça as vantagens e desvantagens deste regime que promete a rápida perda de peso e saiba se vale a pena fazê-la

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