Dieta da proteína emagrece mesmo? Saiba tudo aqui!

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

dieta da proteína

Fazer regime ou dieta é uma prática cada vez mais comum, principalmente pela preocupação com a estética e a saúde, pois o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes. Em busca do emagrecimento, muitas pessoas aderem a dietas restritivas, que prometem a perda de peso rápida. Uma delas é a dieta da proteína, também conhecida por dieta do Dr. Atkins. Conheça as vantagens e desvantagens deste regime e saiba se ele emagrece mesmo.

O que é dieta da proteína?

A dieta da proteína, criada pelo cardiologista Robert Atkins, é muito famosa entre os que querem perder peso. Ela prioriza o maior consumo de proteínas – como carnes, aves, ovos e queijos – e restringe a ingestão de carboidratos e açúcares. Isso porque os alimentos com elevada quantidade de proteínas são digeridos de forma mais lenta e, assim, aumentam a sensação de saciedade.

Dieta da proteína emagrece?

Em curto prazo, a dieta da proteína emagrece, atendendo aos objetivos de quem deseja a perda de peso de forma imediata. No entanto, essa perda de peso pode acontecer pela diminuição da reserva de glicogênio (como o carboidrato é armazenado no corpo) e perda de água.

Dieta da proteína: cardápio

A dieta de proteína prioriza o consumo de proteínas e restringe o carboidrato, por isso, o cardápio deve ser composto por alimentos como: cortes magros de carne vermelha, peixes, aves, queijos com baixo teor de gordura, ovos, leite e derivados, whey protein e vegetais com baixo teor de carboidrato.

Pontos positivos da dieta da proteína

• Aumento da saciedade: a digestão das proteínas é mais lenta quando comparada ao carboidrato. Esse fato pode contribuir para o aumento da sensação de saciedade.
• Não há diminuição na quantidade de alimento ingerida, apenas um grupo alimentar é restrito.
• Redução do peso: perda de peso em curto espaço de tempo, já que o organismo passa a utilizar as reservas energéticas do corpo.

Pontos negativos da dieta da proteína

Veja também porque não fazer a dieta da proteína, os malefícios e problemas que podem aparecer ao adotar um dieta restritiva como esta:

• A baixa ingestão de carboidratos pode aumentar a produção de corpos cetônicos (devido à degradação da gordura para obtenção de energia) que, quando em excesso, são prejudiciais ao organismo.
• Como o carboidrato é a principal fonte de energia do corpo, a sua falta leva a quadros de tontura, fraqueza, desmaios e alterações de humor.
• O elevado consumo de proteínas de origem animal pode contribuir para o aumento dos níveis do colesterol ruim (LDL) e triglicérides, além de favorecer o surgimento de problemas do coração.
• A elevada ingestão de proteínas pode gerar uma sobrecarga para os nossos rins e, em longo prazo, pode trazer graves problemas para a saúde.
• Essa dieta promove a perda de peso, porém, parte desse peso é de massa muscular.
• A dieta da proteína é pobre em fibras, o que pode levar a quadros de constipação.

Apesar de promover o emagrecimento, a dieta da proteína não incentiva uma reeducação alimentar, podendo contribuir para o famoso efeito sanfona. Por isso, para emagrecer com saúde e definitivamente, o ideal é ter uma dieta equilibrada e adequada às necessidades individuais de cada um.

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Dieta da proteína é eficiente na perda de peso? Confira seus prós e contras e saiba se ajuda a emagrecer mesmo
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