Como fazer a dieta Dukan: passo a passo

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

dieta dukan

Criada pelo médico nutrólogo Pierre Dukan, a dieta dukan é estruturada em quatro fases: duas para a perda de peso e duas para estabilizar o peso perdido e evitar o efeito sanfona.

A dieta de Dukan se baseia em alguns fatores para promover a perda de peso, como:

  • O peso ideal para cada indivíduo, que seja possível atingir e manter.
  • A liberdade de consumir os alimentos permitidos à vontade, dentre eles os de origem animal e alguns legumes e verduras.
  • O consumo de farelo de aveia é permitido e indicado para quem deseja emagrecer, já que é rico em fibras.
  • Prática de exercícios físicos, como a caminhada.
  • Consumo adequado de água.


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Como fazer a dieta Dukan

Dividida em quatro fases, a dieta dukan clássica colabora para a rápida perda de peso. Confira como fazer a dieta Dukan passo a passo:

1º Fase – Ataque:

Essa fase da dieta dr Dukan proporciona rápida perda de peso, cerca de 5Kg, porém é a mais rigorosa. É permitido consumir 66 tipos de alimentos à base de proteína magra, como peixes, coelho, frango, ovos, queijos, presunto magro, leite e iogurtes desnatados. Nessa fase também é permitido o uso do farelo de aveia, mas em quantidade moderada.

O uso de especiarias e temperos naturais é permitido. Os alimentos devem ser consumidos, preferencialmente, cozidos e assados, já que o uso de óleos e gorduras também não é indicado. O consumo de água também é fundamental, a recomendação é de 1,5 a 2 litros por dia. Esta fase dura de 1 a 7 dias, de acordo com a quantidade de peso que deseja eliminar.

2º Fase – Cruzeiro:

Além dos alimentos permitidos, adiciona-se 34 legumes e verduras, ou seja, pode-se consumir à vontade 100 alimentos diferentes. Por ser uma fase mais moderada, a perda de peso também ocorre de maneira mais lenta, mas é possível eliminar até 1Kg por semana.

Batata, mandioca, milho e feijões ainda não são permitidas nessa etapa, mas em compensação é possível consumir em dias alternados tomate, espinafre, alho-poró, berinjela e abobrinha, entre outros. Essa fase deve ser seguida até atingir o peso ideal, mas é fundamental consumir a quantidade recomendada de água e fazer caminhadas.

3º Fase – Consolidação:

Nessa fase é realizada a reeducação alimentar, pois além de todos os alimentos permitidos, também é possível consumir moderadamente algumas frutas em quantidade limitada, 2 fatias de pão integral por dia, 2 porções de feculento por semana (como feijão, arroz integral ou lentilha), 2 colheres de sopa de aveia, e ainda tem o conceito de refeição de gala até duas vezes na semana, composta por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Essa fase deve ser seguida por 10 dias para cada quilo perdido, ou seja, caso tenha emagrecido 6 quilos, seguir por 60 dias.

4º Fase – Estabilização:

Essa fase não tem prazo para terminar, deve ser feita para o resto da vida. Nela, todos os alimentos são permitidos desde que consumidos com equilíbrio e existem três regras simples que devem respeitadas:

  • Consumir 3 colheres de sopa de aveia por dia.
  • Fazer, no mínimo, 20 minutos de caminhada.
  • Um dia da semana com dieta proteica.


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Receitas da dieta Dukan

Para deixar a alimentação mais variada e equilibrada há diversas receitas Dukan que podem ser feitas em todas as fases da dieta, como panquecas de aveia, doces, sobremesas e até pães. Também há disponível produtos dukan prontos para consumo, mais rápidos e fáceis para serem consumidos.

Dieta Dukan faz mal?

Com o consumo excessivo de proteínas animais, também há maior risco de ingestão de gorduras saturadas, que em excesso pode aumentar o colesterol e as doenças cardiovasculares. Além disso, o excesso de proteína pode ser prejudicial para o fígado e para os rins.

Por permitir o consumo de embutidos, como presunto e peito de peru, também ocorre grande ingestão de sódio e aditivos químicos, como o nitrito e nitratos, que estão relacionados com alguns tipos de câncer, como o de cólon.

Como é uma dieta muito restritiva, pode ser difícil ser seguida a longo prazo e a restrição total de carboidratos pode causar efeitos colaterais, como dores de cabeça, tonturas, fadiga e alteração de humor, além de causar deficiências nutricionais. Por isso, antes de iniciar alguma dieta, consulte um nutricionista.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!


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Passo a passo para fazer a dieta dukan
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Saiba como fazer a dieta dukan, confira receitas e conheça os alimentos permitidos!
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