Dieta Flexível: O que é e como fazer?

2 semanas atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Dieta Flexível

A Dieta Flexível vem da sigla IIFYM, que significa “If It Fits Your Macros”. Traduzindo para o português: “Se couber nos seus macros”. Atualmente essa dieta tornou-se famosa por simplesmente trazer a proposta de que não devemos rotular os alimentos como proibidos ou permitidos, seguindo a crença de que não existe alimento milagroso para perder peso. Isso mesmo, a Dieta Flexível não faz uma lista sobre os alimentos que você deve ou não comer, ela permite que você coma qualquer alimento de acordo com a sua contagem de Macronutrientes diários.

Inserir alguns alimentos gostosos no seu dia a dia é fundamental, fazendo com que você se mantenha firme na dieta. Ninguém consegue permanecer em dietas restritivas por muito tempo, afinal sua alimentação influencia tudo, principalmente no seu estado de humor. E não tem nada melhor do que alcançar seus objetivos, seja a perda de peso ou a hipertrofia, com prazer e aquela sensação de bem-estar consigo mesmo.

O que são Macronutrientes?

São nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo. A partir da distribuição de macronutrientes em um plano alimentar, conseguimos identificar quantas calorias a pessoa deverá consumir no dia.

  • Carboidratos = 4 calorias por grama
  • Proteínas = 4 calorias por grama
  • Lipídeos/ Gorduras = 9 calorias por grama

“Então posso comer de tudo na Dieta Flexível?”

Sim e Não. A intenção da dieta não é você poder comer de tudo, mas sim se alimentar de forma saudável para poder se permitir a uma sobremesa após o almoço por exemplo. Lembrando que tudo o que você comer no dia, deve estar dentro da sua contagem de “Macros” e não extrapolar suas necessidades diárias.

Preste atenção no seu corpo, na sua fome, coma com atenção saboreando as refeições, procure se adaptar aos poucos até que a sua dieta atenda suas necessidades.

Desvantagens da Dieta Flexível

Às vezes o “poder comer qualquer alimento” é confundido pelas pessoas, e alguns acabam excedendo o “limite” de comidas não saudáveis. A proposta da dieta, é que você alcance os seus objetivos sem ter de viver uma tortura em sua rotina de alimentação, mas devemos lembrar que fazer boas escolhas é sempre a melhor opção. Tudo é questão de equilíbrio.

Como calcular os meus “Macros”?

Atualmente podemos encontrar alguns aplicativos que fazem isso por você, mas lembre-se que a quantidade de Macronutrientes é individual para cada um, e o ideal seria procurar ajuda de um profissional nutricionista para fazer esse cálculo e montar um plano alimentar adequado para você.

Summary
Article Name
Dieta Flexível: O que é e como fazer?
Author
Description
Conheça mais sobre a Dieta Flexível, um novo estilo de alimentação que pode ser levado para o resto de sua vida. Se livre do peso das dietas restritivas. Coma com prazer!

Categorias -

NATUELIFE
x