Dieta Pegan: Conheça a nova combinação de Paleo e Vegan

3 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

dieta pegan

Existem diversas dietas atualmente, das mais radicais às mais flexíveis, com filosofias e determinações bem diferenciadas. Uma das mais recentes é a Dieta Pegan – ou Paleo-Vegan, que vem se disseminando nos Estados Unidos e aqui vamos te contar um pouquinho mais sobre ela, quais seus princípios e benefícios.

O que é a dieta Pegan ou Paleo-Vegan?

A dieta Pegan como o nome já sugere, mescla propostas de duas dietas diferentes: a Paleo (ou paleolítica) e a Vegan (apesar dessa segunda não ser em si uma dieta, mas um estilo de vida).

Elas isoladamente se caracterizam por serem bem restritivas, mas possuem uma característica importante em comum: a preferência por alimentos em sua forma mais natural possível: orgânicos, frescos, de caráter sustentável e sem processamento algum, sobretudo o industrial.

Vemos essa filosofia se destacar em ambas, por exemplo: a dieta paleolítica sugere um comportamento alimentar primitivo e semelhante ao que nossos ancestrais tinham na época das cavernas, quando consumiam alimentos vindos da natureza da forma em que se apresentavam, como carnes, peixes, ovos, raízes, vegetais e frutas. Excluídos dessa lista temos os legumes, leite e derivados, e alguns grãos.

Já a dieta ao estilo Vegano, basicamente exclui não apenas carnes, como alimentos de origem animal de modo geral, permitindo todo o tipo de alimentos de origem vegetal.

Quais os benefícios da dieta Pegan?

O principal benefício da junção dessas duas dietas é muito simples: uma vez que mescla as duas propostas, ela se torna muito mais permissiva.

A lista de alimentos liberados se torna muito maior, tornando a dieta infinitamente menos restritiva e mais viável e facilitando sua adesão.

Outro fator interessante é que a Pegan se diferencia de muitas outras dietas, cujo foco costuma ser o controle de quantidades e calorias.

Aqui, o indivíduo dá maior atenção à qualidade do que se come, sem quantidades estipuladas.

Mas para isso, precisa-se aprender a entender os sinais do corpo e sinais da fome, para reconhecer o próprio organismo sobre quando está satisfeito.

Como funciona a dieta Pegan?

Você deve estar se perguntando como fazer a dieta Pegan, afinal, toda dieta conta com algumas “regras” às vezes muito específicas, e aqui estão algumas delas:

  • Preferência por vegetais e frutas: quanto mais variedade melhor, inclusive a variação de cores ajuda a ingerirmos diferentes nutrientes. O médico Mark Hyman – criador e disseminador da Pegan – defende que 75% dessa dieta deve ser composta por produtos de origem vegetal.
  • Controle da carga glicêmica: isso engloba a exclusão de produtos fonte de carboidrato, inclusive alguns cereais. Os grãos são permitidos – diferente da dieta paleo – mas devem ser os integrais sem glúten (arroz integral, aveia sem glúten, quinoa, amaranto, etc.). O açúcar deve ser evitado.
  • Óleos e gorduras: neste caso evita-se óleos vegetais (como o de girassol, milho, soja e canola), dando preferência a óleo de coco, de abacate, nozes e sobretudo Ômega-3.
  • Nozes e sementes: são uma boa forma de obter gorduras boas, proteínas e minerais e devem ser incluídas.
  • Leguminosas: podem ser consumidas, com ressalvas para o feijão e grãos ricos em amido. Ao invés disso podemos dar preferência para lentilha.
  • Preferir produtos sem glúten.
  • Evitar produtos lácteos e derivados e preferir opções substitutas, como leite de amêndoa, de coco, e demais leites vegetais.
  • Consumo de carnes e ovos é liberado, mas em pequenas quantidades: mas deve-se sempre optar por carnes magras como peixes, e carne de aves e ovos orgânicos.

Com esta última informação, era de se esperar que a dieta Pegan embora englobasse características de duas dietas, não é viável para todos, uma vez que não é capaz de agregar pessoas adeptas ao veganismo pela permissão do consumo de produtos de origem animal, portanto não é uma dieta recomendada a veganos.

A adesão também deve ser avaliada, pois toda dieta deve estar de acordo com seus objetivos e particularidades, então é preciso ponderar se essa é a melhor opção para você.

Summary
Article Name
Conheça a dieta Pegan – combinação de Paleo e Vegan
Author
Description
Confira o que é a dieta Pegan ou Paleo-Vegan e como funciona essa nova dieta que já está fazendo sucesso e ganhando adeptos nos Estados Unidos.
Menu Blog
x