Dieta rápida: quais os riscos para a perda de peso?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

dieta rápida

Quem não sonha em perder aqueles quilinhos a mais de forma rápida e fácil? Apesar de ser o sonho de quase todos, perder peso é um processo que pode ser difícil e demorado, mas não impossível.
Muitas pessoas acreditam que aderir a dietas rápidas que se popularizam na mídia é a melhor forma de perder peso. Cuidado! Dieta rápida pode ser prejudicial à saúde, além de muitas vezes não proporcionar o resultado esperado.

Por que não seguir uma dieta rápida?

Essas dietas denominadas rápidas, que prometem grande perda de peso em um curto espaço de tempo, podem ser perigosas e devem ser evitadas por diversos motivos:

  • Geralmente não fornecem a quantidade adequada de calorias que o corpo precisa para funcionar de maneira adequada.
  • São altamente restritivas e podem levar à carência de nutrientes, como vitaminas e minerais.
  • Não conseguem ser seguidas por muito tempo por serem monótonas e restritivas.
  • No primeiro momento podem até promover perda de peso, mas, com o passar do tempo, podem levar ao famoso efeito platô (quando o organismo se adapta à dieta e, assim, para de perder peso).
  • São perigosas para a saúde, pois podem desenvolver doenças relacionadas à carência de nutrientes e vitaminas, além de mal-estar, dores de cabeça, alterações de humor e muito mais.

Como perder peso de maneira saudável?

As dietas rápidas não funcionam por muito tempo. A melhor forma de perder peso de maneira saudável, sem comprometer a saúde e qualidade de vida, é adotar uma alimentação saudável e equilibrada, que forneça todos os nutrientes que o corpo precisa para funcionar de maneira correta, respeitando sempre as preferências alimentares.

Fracionar a alimentação, evitando longos períodos em jejum, assim como consumir alimentos variados, fontes de fibras, com poucas quantidades de açúcares e gorduras, podem contribuir com o processo de emagrecimento de maneira saudável. Durante esse processo, o ideal é buscar a orientação de um nutricionista, que é o profissional habilitado e mais indicado para ajudar a promover mudanças nos hábitos alimentares de maneira segura e saudável.

Dica: inclua na sua dieta alimentos integrais, frutas, verduras e legumes e não se esqueça de beber água (pelo menos 2 litros ao dia). Desse modo, a perda de peso ocorrerá de forma saudável e prazerosa. Não se esqueça de que alimentação equilibrada deve estar associada à prática regular de atividade física! 😉

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Dieta rápida: quais os riscos para a perda de peso?
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Quais são os perigos da dieta rápida? As dietas rápidas são dietas restritivas que prometem a perda de peso de forma rápida. Saiba mais

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