Dieta sem glúten: o que é e como fazer

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     6 Comentários

Sem glúten

O que é glúten?

O glúten é uma proteína formada por duas unidades menores, a gliadina e a grutenina e está presente no trigo, no centeio, no malte, na cevada e na aveia (contaminada pelo glúten durante seu processo produtivo) e é o responsável pela elasticidade das receitas preparadas com esses ingredientes, como massas e pães.

Glúten faz mal?

Alimentos com glúten são consumidos pelos seres humanos há milhares de anos e ao longo do tempo não se mostrou um problema. Há, entretanto, um grupo pequeno de pessoas (1% da população mundial) que não tolera a ingestão de glúten. Quando esses indivíduos consomem glúten, seu sistema imune ataca o intestino, inflamando e destruindo também as vilosidades intestinais. Isso impede a absorção de diversos nutrientes e causa uma série de sintomas como, diarreia, emagrecimento acentuado, anemia, vômitos, dor abdominal e desnutrição. Trata-se da doença celíaca. Para pessoas celíacas, portanto, o glúten faz mal e deve ser totalmente retirado da dieta.

Embora algumas pessoas que não têm a doença celíaca relatem dificuldade para digerir o glúten, ainda não é um consenso na medicina o conceito de “intolerância ao glúten” ou “sensibilidade ao glúten” e a orientação geral é de que pessoas não celíacas não o excluam da dieta sem orientação de um nutricionista, que irá fazer a correta substituição, prevenindo deficiências nutricionais.

Dieta sem glúten ajuda emagrecer?

Ao cortar o glúten da alimentação, é comum deixar de consumir, principalmente, pães, bolos, massas, bolachas e demais alimentos calóricos que, quando evitados, ajudam a emagrecer. Ou seja, não se perde peso e barriga porque se deixa de consumir glúten, mas, sim, porque deixa-se de consumir carboidratos em excesso que contribuem para o ganho de peso.

Além disso, é comum uma sensação de inchaço quando se ingerem alimentos muito ricos em carboidratos. A retirada desses alimentos da dieta pode melhorar o inchaço, dando a impressão de que houve perda de peso.

Como fazer uma dieta sem glúten?

As pessoas que optam por tirar o glúten da dieta, ou as que necessitam fazê-lo, devem ter o acompanhamento de um nutricionista para garantir que não haja uma carência de nutrientes pela alimentação restritiva. São excluídos da dieta:

Alimentos que contêm glúten:

Todos os que forem elaborados com trigo, cevada, centeio, malte e aveia, como pães, massas, pizzas, biscoitos, bolos, torradas, cerveja, entre outros. Caso haja dúvida, olhe sempre os rótulos dos produtos industrializados. Por lei, é obrigatória a inscrição “Contém glúten” em alimentos com essa proteína.

Alimentos sem glúten

  • Frutas, verduras e legumes
  • Carnes
  • Ovos
  • Leite e derivados
  • Castanhas
  • Ervas
  • Gelatina
  • Mel
  • Sementes
  • Leguminosas, como feijão e grão de bico

Para substituir o glúten nas preparações, podem ser usados os produtos à base de arroz, como a farinha de arroz, mandioca, milho, fubá, amaranto, quinoa, batata e trigo sarraceno.

Dieta sem glúten faz mal?

Ao excluir totalmente o glúten da dieta, alguns nutrientes podem deixar de ser ingeridos, já que a versão integral do trigo e de outros cereais contém fibras, vitaminas e minerais. Nesse caso é essencial o acompanhamento de um nutricionista.

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Dieta sem glúten: o que é e como fazer
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Você já pensou em seguir a dieta sem glúten? Saiba o que é, quais são seus benefícios, seus riscos e como fazê-la. Veja mais aqui.
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