Entenda como funciona a Dieta Dash

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

dieta dash

São tantos tipos de dietas que existem que não é difícil nos perdemos nesse assunto. Porém, é muito importante, antes de começar qualquer dieta, consultar um nutricionista para que esse profissional possa recomendar a dieta adequada.

Por exemplo, muito tem se falado da Dieta Dash, uma dieta que ajuda a controlar a pressão arterial. Então, a seguir, vamos explicar um pouco sobre como a dieta dash funciona, como fazê-la e quais seus benefícios. Contudo,  não se esqueça de ir ao nutricionista para que ele crie a dieta adequada às suas necessidades.

O que é Dieta Dash?

A dieta Dash, abreviação em inglês para Abordagem Dietética para Hipertensão, surgiu através de estudos norte-americanos que buscavam diretrizes dietoterápicas para promover o controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos.

Esta dieta para hipertensos não exclui nenhum grupo alimentar, é fácil de ser seguida e ainda incentiva a reeducação alimentar. Consiste em estimular o consumo dos alimentos in natura, gorduras boas, cereais integrais, peixes, aves e laticínios com baixo teor de gordura. Visa, ainda, diminuir o consumo de carnes vermelhas, que são mais ricas em gorduras saturadas, doces e, principalmente, do sal.

Benefícios da Dieta Dash

Estudos com a Dieta Dash mostraram que a redução significativa da pressão arterial pode ser alcançada em apenas duas semanas e sustentada por até dezoito meses. Outros benefícios associados são a diminuição da circunferência abdominal e da concentração de gorduras, além de promover a diminuição do LDL (“colesterol ruim”) e o aumento da concentração de HDL (“colesterol bom”) sanguíneo.

O maior consumo de fibras interfere no metabolismo da glicose, diminui a quantidade de insulina para digestão, favorece o controle do diabetes e ainda evita o acúmulo de gordura corporal. Além disso, também está associado à diminuição do risco cardiovascular.

Por incentivar a maior ingestão de vegetais, a dieta dash também fornece grande quantidade de antioxidantes, que previnem os danos causados às células pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular. Todos esses benefícios possuem ação cardioprotetora, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e diminuindo inflamação nas artérias, muito frequente nos obesos e diabéticos.

Como fazer a Dieta Dash

  • O limão pode ser um grande aliado na substituição do sal. Pode ser usado para temperar saladas, no lugar dos molhos industrializados;
  • Substitua o sal refinado por ervas especiarias e condimentos. Utilize também o sal de ervas;
  • Consuma, pelo menos, 8 porções de frutas e verduras ao dia. As frutas podem ser incrementadas com 1 colher de sopa de chia, aveia, linhaça ou farinha de coco, que promovem maior saciedade.
  • Inclua na alimentação porções de sementes e oleaginosas, como semente de girassol, castanhas, nozes, macadâmias e amêndoas;
  • Consuma alimentos fontes de gorduras boas, como azeite de oliva, abacate e peixes (atum, sardinha, arenque, salmão selvagem);
  • Diminua o consumo de alimentos industrializados, e evite utilizar caldos e molhos prontos, pois possuem elevado teor de sódio;
  • Inclua alimentos integrais na alimentação, como arroz integral, aveia e farelo de trigo;
  • Evite o consumo de doces e bebidas com adição de açúcar, como refrigerantes.

Dieta Dash emagrece?

A dieta dash emagrece, embora esse não é seu objetivo principal. A mudança no hábito alimentar pode promover redução de peso, além de diminuir a circunferência abdominal.

A perda de peso pode ser facilitada ainda mais quando associada com a Dieta Mediterrânea, principalmente quando aliadas à prática de atividade física e abandono do tabaco e bebidas alcoólicas. A mistura desses dois estilos alimentares ganhou o nome de “dieta MIND”, na qual, além dos benefícios desses dois hábitos, ainda pode preservar o cérebro e os neurônios, protegendo contra Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas.

Receitas para Dieta Dash

Strogonoff de frango com biomassa de banana verde

Para deixar essa receita mais saudável, o tradicional creme de leite foi substituído pela biomassa de banana verde, rica em amido resistente. (CLIQUE AQUI para conferir a receita)

Molho branco de aveia

O molho bechamel, nesta receita, é elaborado com aveia e leite vegetal, e pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose. (CLIQUE AQUI para conferir a receita)

Molho para salada de abacate

O abacate é rico em gorduras boas e esse molho deixa a salada muito mais atrativa. (CLIQUE AQUI para conferir a receita)

Tomate recheado com quinoa

A quinoa é um cereal que fornece fibras e proteínas de alto valor biológico, com todos os aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir. (CLIQUE AQUI para conferir a receita)

 

Molho para salada de iogurte e linhaça

Opção ideal para auxiliar na redução do consumo de sal, sem perder o sabor. (CLIQUE AQUI para conferir a receita)

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Dieta Dash: confira tudo sobre a dieta para hipertensos, e que ainda ajuda a emagrecer de maneira saudável

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