Excesso de vitamina C faz mal

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Atualizado em: 26/03/2020

excesso de vitamina c cápsulas e laranja

A vitamina C ou ácido ascórbico é um nutriente essencial para diversas funções do organismo, porém seu consumo em excesso pode trazer riscos à saúde. Envolvida em processos de combate aos radicais livres, fortalecimento do sistema imunológico e melhora da absorção do ferro não-heme, a vitamina C, se ingerida em excesso, pode promover danos ao sistema digestivo, rins e alterar o mecanismo de ação de diversos medicamentos.

Problemas causados por excesso de vitamina C

A vitamina C é absorvida no intestino. Quando consumida em doses elevadas pode provocar diversos sintomas com efeitos adversos, como:

  • Dor abdominal
  • Diarreia
  • Cólicas
  • Enjoos
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade para dormir

Diversos estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina (cerca de 2000mg por dia por mais de 6 dias) pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.

Pessoas diagnosticadas com hemocromatose também devem ficar atentas ao consumo de vitamina C, pois ela pode promover um aumento excessivo da absorção de ferro, causando agravamento do quadro.

Interação com Medicamentos

O uso de medicamentos associado à alta ingestão de vitamina C também pode trazer riscos. 

Estudos demonstraram que a vitamina C aumenta os níveis plasmáticos da aspirina e de outras drogas da mesma classe, o que, por consequência, pode favorecer uma possível intoxicação. 

Além disso, pesquisas identificaram que o consumo de ácido ascórbico inibe a ação do anticoagulante da Varfarina, aumentando os riscos do surgimento de trombos nos vasos sanguíneos. 

Há ainda estudos que associaram o uso da vitamina C durante o tratamento quimioterápico com a redução do efeito das drogas, protegendo, dessa forma, o tumor.

Alguns medicamentos para tratamento de doenças do coração também podem ter interação com a vitamina.

Consulte seu médico antes de iniciar a suplementação para avaliação individualizada.

Qual a dosagem considerada em excesso?

O consumo acima de 2000mg ao dia é considerada excessiva para a maioria da população, porém, pode sofrer variações em condições específicas. 

A vitamina C é um tipo de vitamina hidrossolúvel, ou seja, ela dissolve na água, dessa maneira, não é armazenada no nosso corpo, ocorre uma pequena reserva dos tecidos que utilizam a vitamina, seu excesso é eliminado pela urina.

É importante destacar que, por não ser armazenada, seu consumo deve ser diário.

Se o excesso da vitamina é eliminado, ela não causa problemas, certo?
Errado!

Atingir uma dose excessiva da vitamina por meio dos alimentos é incomum, para exemplificar, seria necessário o consumo de cerca de 28 laranjas.

No entanto, atingir essa dosagem com suplementos é muito fácil, basta 1 ou 2 comprimidos efervescentes.

Esse excesso causa sobrecarga no organismo, os rins não conseguem eliminar de forma adequada e a vitamina começa acumular causando os problemas mencionados.

Recomendações de consumo da vitamina C

O consumo diário de vitamina C recomendado é de 90mg para homens e 75mg para mulheres, o que equivale à ingestão de apenas uma laranja e um morango por dia. 

É importante lembrar que a suplementação de vitamina C na maioria dos casos não é necessária já que o consumo diário de alimentos fonte fornece a quantidade ideal desse nutriente.  

Quando a suplementação é indicada?

A suplementação é exclusivamente para casos de carências nutricionais.

Em situações como infecções, gravidez e amamentação, doses mais elevadas são necessárias, nesses casos, o uso de suplemento pode ser uma boa opção. Deve ser distribuído durante o dia para melhor absorção. 

Em situações específicas, quando não for possível consumir alimentos fontes da vitamina, durante viagens ou na correria do trabalho por exemplo, a suplementação em cápsulas com dosagens mais baixas (45mg na porção) ajudam a manter o consumo diário sem efeitos colaterais.

Desportistas e atletas também podem ter uma necessidade maior da vitamina, devido a maior produção de radicais livres durante os exercícios.

Para avaliar essa possibilidade de suplementação de forma individualizada, é recomendada a avaliação do nutricionista ou médico.

Mitos e verdades

A vitamina C fortalece o sistema imune? VERDADE!

O ácido ascórbico aumenta a produção de glóbulos brancos, que auxiliam ao aumento de anticorpos e deixam nosso corpo menos susceptível a doenças.

A vitamina C previne e trata resfriado? MITO!

Grandes doses não previnem ou tratam os sintomas provocados pelo resfriado. Entretanto, o consumo regular da vitamina pode ajudar a reduzir os sintomas e reduzir o tempo de recuperação.

A vitamina C auxilia no tratamento de escorbuto? VERDADE!

Um dos principais objetivos de consumir alimentos fontes de vitamina C é a proteção antioxidante contra o escorbuto.

Vitamina C pode tratar degeneração muscular? VERDADE!

Alguns estudos concluíram que altas doses, recomendadas por médias, de vitamina C, vitamina E, betacaroteno e zinco auxiliam a dificultar o desenvolvimento da doença.

O suplemento de vitamina C apresenta maior efeito se consumido pela manhã? MITO!

Não foram encontrados dados que comprovem um horário exata para a administração. É recomendado que o consumo seja feito dividido durante o dia.

Referências:

https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/1568519
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4769668/
http://www.rbac.org.br/artigos/estudo-in-vitro-do-efeito-do-acido-ascorbico-sobre-os-parametros-de-ureia-e-creatinina/
http://www.scielo.br/pdf/eins/v8n3/pt_1679-4508-eins-8-3-0298.pdf (
https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/0708/0708.0548.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbr/v46n6/07.pdf
https://biomed.papers.upol.cz/pdfs/bio/2001/02/04.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23592361
https://cancerres.aacrjournals.org/content/68/19/8031.full-text.pdf
https://www.bioscience.org/2013/v18/af/4160/fulltext.htm
https://www.europeanreview.org/wp/wp-content/uploads/3091-3096.pdf http://www.cff.org.br/userfiles/file/cebrim/Cebrim%20Informa/Uso%20Racional%20da%20VITAMINA%20C.pdfhttps://www.healthline.com/nutrition/does-vitamin-c-help-with-colds#section1

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Excesso de vitamina C faz mal
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Vitamina C em excesso pode trazer diversos riscos ao organismo. Descubra aqui como evitar esse problema e saiba qual deve ser o consumo ideal.
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