Farinha de beterraba: o novo aliado da performance esportiva

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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Seja na salada ou no suco, a beterraba costuma aparecer nas principais refeições do dia a dia. Mas, que tal olhar para ela com outros olhos? Enxergá-la não apenas como um delicioso alimento, mas também como um ótimo suplemento esportivo? Poucos sabem, mas em países como a Austrália a farinha de beterraba já é uma grande aliada dos atletas para aumentar a performance esportiva.

De tão eficaz, a beterraba teve seu suco categorizado como bebida classe A, categoria mais elevada de alimentos, bebidas e suplementos que foram cientificamente comprovados como eficazes na performance esportiva pela Comissão Australiana de Esportes (AIS). No Brasil, a farinha de beterraba começa a conquistar seu espaço como reforço suplementar no mundo fitness. E não é por menos, já que a beterraba é uma das maiores fontes de nitrato, substância que está se tornando popular como recurso ergogênico, ou seja, que aumenta a performance esportiva. “Isso porque auxilia a vasodilatação, uma vez que aumenta o fluxo de sangue e a chegada de nutrientes para o músculo, além de regular a contração muscular, a captação de glicose e a respiração celular”, explica Carolina Arbache, nutricionista esportiva e funcional.

A farinha de beterraba, que nada mais é que a beterraba em pó, é uma forma mais prática para os atletas consumirem esse alimento diariamente. É uma boa opção também para quem não consegue tomar o suco. Ela aumenta a performance, especialmente em esportes de endurance, ou seja, de baixa/média intensidade e com longo tempo de duração, como ciclismo, maratonas, triatlo e iron man.


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Contraindicação da farinha de beterraba

Em alguns casos, o consumo do nitrato pode levar a uma baixa na pressão arterial. Pacientes hipertensos, que já fazem uso de anti-hipertensivos e vasodilatadores, devem ser monitorados para não baixar demasiadamente a pressão.

Farinha de beterraba: benefícios para todo o corpo

Pela sua ação vasodilatadora, pode ajudar no tratamento de casos de impotência sexual. Também é indicada para prevenir doenças cardiovasculares como angina e hipertensão. Melhorando o fluxo de sangue, pode auxiliar na chegada de nutrientes para os tecidos, o que pode trazer diversos benefícios a todo o organismo. Além disso, a farinha de beterraba é interessante para aumentar o aporte de fibras da dieta, trazendo também todos os benefícios das fibras, como fazer o intestino funcionar direito. E, quando utilizada em receitas, deixa a absorção do carboidrato mais lenta. Uma boa opção para usar na tapioca.

Como fazer bebida pós-treino com farinha de beterraba

Ingredientes
300ml de água de coco
1 scoop de proteína vegetal de arroz em pó
1 colher de sopa de farinha de beterraba
1 banana congelada
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

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Farinha de beterraba: o novo aliado da performance esportiva
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A farinha de beterraba pode prevenir doenças cardiovasculares, melhora o aporte de fibras e ainda ajuda a aumentar a performance esportiva.
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