Fibras melhoram a saúde e ajudam a emagrecer

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     2 Comentários

fibras_dieta

Com o estresse e a correria do dia, os brasileiros reservam cada vez menos tempo para se alimentar bem, dando prioridade a opções rápidas, como embutidos, sanduíches, salgados e biscoitos. O resultado é uma dieta com muitas calorias e poucos nutrientes, principalmente com baixo consumo de fibras, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Em relação ao consumo de frutas, verduras e legumes, a alimentação de 90% dos brasileiros está fora do padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o órgão de pesquisa, a OMS e o Guia Alimentar Brasileiro sugerem o consumo de 400 g de frutas, legumes e verduras por dia, fontes naturais de fibras, mas nem 10% da população ingere o indicado. A ausência ou um nível muito baixo de fibras pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, prisão de ventre e até câncer de intestino.

As fibras alimentares são a parte não digerível do alimento vegetal, que resiste à digestão e à absorção intestinal, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. “No processo digestivo, as fibras não sofrem qualquer tipo de modificação. Ajudam na eliminação das gorduras e diminuição da absorção de carboidratos, assim como lentificam sua absorção. Elas podem prevenir diabete, controlam os níveis de colesterol e são aliadas do coração”, explica a nutricionista Daniela Jobst.

Além de ser fundamental para ter uma vida saudável e equilibrada, o consumo de fibras tem outra vantagem: ajuda a perder os quilinhos indesejados. “As fibras dão sensação de saciedade sem fornecer muitas calorias, pois demoram para ser digeridas pelo estômago. Com isso, quando comemos alimentos ricos nesse nutriente, ficamos satisfeitos e levamos mais tempo para sentir fome”, conta Daniela.

Consuma alimentos ricos em fibras:

  • Consuma produtos integrais, como pão, macarrão e arroz.
  • Priorize preparações com feijões, ervilhas e outras leguminosas.
  • Aposte em frutas, nozes e sementes (como de abóbora) para os lances intermediários entre as principais refeições.
  • Inclua chia, aveia, linhaçafarinha de maracujá e yacon em pó em iogurtes, sucos e vitaminas.
  • Sempre coma verduras.

Se você não está consumindo fibras o suficiente todos os dias, fique esperto! Introduza já esse nutriente em sua dieta e ajude a manter seu organismo funcionando corretamente.

Summary
Article Name
Fibras melhoram a saúde e ajudam a emagrecer
Author
Description
As fibras ajudam no bom funcionamento do organismo e ainda ajudam a emagrecer, já dão saciedade. Clique e veja como incluir as fibras em seu dia a dia.

Categorias -

NATUELIFE
x