Garcinia cambogia pode ajudar a emagrecer

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Garcinia cambogia_capa

A Garcinia cambogia, também conhecida como garcinia camboja, é uma fruta exótica utilizada como medicamento fitoterápico para a perda de peso. Usada como um inibidor de apetite natural, a garcinia cambogia contém em sua casca ácido hidroxicítrico (HCA), uma substância capaz de atuar no metabolismo de gorduras e carboidratos, que também está relacionada com a inibição do apetite.

Garcinia: para que serve?

A garcinia cambogia é utilizada principalmente para ajudar no emagrecimento, tornando-se uma alternativa natural a medicamentos que tem efeitos colaterais indesejáveis sobre o sistema nervoso central. Mas além de emagrecer, o extrato seco de garcinia cambogia ainda pode atuar como protetor do estômago e do fígado.
Um estudo publicado no periódico Phytotherapy Research  demonstrou que o extrato seco de garcinia cambogia é capaz de diminuir a acidez e aumentar a defesa da mucosa da região do estômago, justificando assim a sua utilização na prevenção de úlceras. Um artigo de revisão de 2011 também mostrou que a garcinia cambogia oferece proteção contra substâncias que agridem o fígado, como o álcool.

Garcinia cambogia emagrece mesmo?

A garcinia camboja tornou-se um popular suplemento para perda de peso, utilizado como inibidor de apetite natural, devido aos efeitos de seu ingrediente ativo: o HCA (ácido hidroxicítrico). O extrato seco de garcinia cambogia e o ácido hidroxicítrico estão sendo amplamente estudados com pesquisas científicas, mostrando seus efeitos positivos no emagrecimento. Além do ácido hidroxicítrico, outros constituintes presentes na garcinia também tem ação contra a obesidade. São eles: lactonas hidroxicítricas e fibra pectina.   O resultado de diversas análises mostrou efeitos positivos da garcinia cambogia no processo de perda de peso, redução do apetite, porcentagem de gordura corporal e níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos. Isso mostra que a garcinia cambogia emagrece mesmo, podendo ser um bom aliado contra a obesidade.

+ SAIBA COMO EMAGRECER SEM PERDER MASSA MUSCULAR 

Como garcinia cambogia funciona?

O ácido hidroxicítrico presente na fruta é capaz de inibir a ação de uma enzima conhecida como ATP citrato-liase (ACLY), fazendo um bloqueio parcial da produção de gorduras no organismo. Além disso, o ácido hidroxicítrico diminui a conversão dos açucares (provenientes dos carboidratos ingeridos) em gordura, estimulando a produção de glicogênio (açúcar estocado no músculo e fígado como forma de energia rápida) e reduzindo o apetite.
Os estudos também mostram que o ácido hidroxicítrico é capaz de aumentar as concentrações de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e saciedade. Dessa forma, a garcinia cambogia funciona como um inibidor de apetite natural e eficaz.

Garcinia cambogia: efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da garcinia cambogia ainda são incertos. Alguns estudos científicos demonstram que seu uso prolongado pode ser tóxico para o fígado. No entanto, grande parte dessas pesquisas foram realizadas com animais e o efeito da garcinia cambogia pode ser diferente em humanos. Por outro lado, há indícios de que a fruta pode ter efeito protetor no fígado.  Outros possíveis efeitos colaterais da garcinia cambogia:

  • Vômito
  • Cólica
  • Febre
  • Calafrio
  • Anorexia
  • Dor abdominal
  • Icterícia

Para evitar complicações é indicado consumir garcinia cambogia apenas com o acompanhamento de um profissional da área da saúde que irá recomendar a dose adequada. A garcinia não é indicada para crianças, lactentes (crianças de 0 a 1 ano) e gestantes.

Summary
Article Name
Garcinia cambogia protege o fígado e ajuda a emagrecer
Author
Description
Saiba tudo sobre garcinia cambogia, fruta utilizada para reduzir o apetite. Descubra se funciona e quais são seus efeitos colaterais. – NatueLife
NATUELIFE
x