Glutamato Monossódico: o que é e como evitar?

2 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Glutamato monossódico

O que é Glutamato Monossódico?

O Glutamanto monossódico (MSG) é um aminoácido não essencial, está presente naturalmente no cérebro atuando como neurotransmissor excitatório. Encontrado em abundância na natureza, é muito utilizado como aditivo alimentar, para realçar o sabor dos alimentos, proporcionando o gosto “umami”. A expressão japonesa “umami” significa, saboroso, é o quinto gosto básico do humano, os outros quatros são doce, salgado, amargo e azedo.

Os alimentos com aditivos alimentares, como o glutamato monossódico, podem alterar a sensibilidade das papilas gustativas, causando o vício por esses tipos de alimentos. Por isso, indivíduos que possuem uma dieta a base de alimentos industrializados tem maior dificuldade de aderir a uma alimentação saudável, já que para essas pessoas, os alimentos naturais são sem sabor.

Quais são seus possíveis efeitos na saúde?

O glutamato é uma excitotoxina, ele superexcita a célula, causando problemas sérios de saúde. O seu consumo excessivo a longo prazo pode afetar o sistema nervoso central levando a impulsos anormais que podem causar a morte das células. Esse mecanismo altera o hipotálamo e podendo ocasionar distúrbios como a disfunção sexual, doenças crônicas, e ainda, distúrbios de comportamento como hiperatividade, autismo e transtorno de déficit de atenção e de desenvolvimento. Além de doenças mais severas como, Parkinson, Alzheimer ou Lou Gehrig.

Em crianças, caso os alimentos que contém este aditivo seja consumido de estômago vazio, pode ocasionar cefaleia, irritabilidade, dores estomacais, calafrios, agitação e delírios.

Alimentos que contém Glutamato monossódico:

Muitas vezes, os alimentos industrializados, além de possuir o glutamato, também contém outros aditivos alimentares, como os corantes e conservantes. Eles estão relacionados ao desenvolvimento de alergias alimentares e hiperatividade, principalmente em crianças.

Alguns alimentos que contém esse aditivo são:

  • Biscoitos doces e salgados;
  • Salgadinhos;
  • Embutidos (salsichas, linguiças);
  • Molhos prontos;
  • Macarrão instantâneo;
  • Sopas prontas;
  • Caldos de carne/legumes;
  • Temperos artificiais;
  • Ketchup;
  • Entre outros.

Como evitar o consumo?

Sempre leia a lista de ingredientes que está no rótulo dos alimentos que você está comprando, e prefira preparar a sua própria refeição, utilizando ingredientes frescos e temperos naturais.

Summary
Article Name
Glutamato Monossódico: o que é e como evitar?
Author
Description
Você conhece o Glutamato monossódico ou ao menos já ouvir falar sobre ele? Ele é um aditivo alimentar presentes nos alimentos industrializados, utilizado para realçar o sabor.
Menu Blog
x