Guia alimentar para a População Brasileira: Conheça a nova edição

2 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Guia Alimentar

A nova edição do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde foi lançada no ano de 2014, servindo de instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo com o objetivo de promover saúde hoje e no futuro, deixando de lado o antigo método da Pirâmide Alimentar, onde era descrito quais alimentos teriam de ser a base da nossa alimentação e quais deveríamos evitar o consumo.

Esse novo Guia Alimentar divide os alimentos em quatro categorias básicas, mas também pretende passar outros conceitos que envolvem a nutrição, apresentando dez passos para uma alimentação saudável e adequada.

Os Alimentos e suas Categorias:

O Guia divide os alimentos em grupos, como o “Grupo dos Cereais” ou “Grupo dos Feijões”, para que assim as pessoas tenham o conhecimento sobre os diversos tipos de alimentos que podem fazer parte do seu dia a dia.

Mas o mesmo baseia-se principalmente na divisão dos alimentos como In Natura, Minimamente Processados, Processados e Ultraprocessados, para orientar as pessoas, de forma mais clara, sobre os alimentos que devemos priorizar em nossa alimentação.

  • In Natura: Alimentos obtidos diretamente de plantas ou animais sem terem sofrido qualquer alteração em sua composição, como Frutas, Verduras, Carnes e Ovos;
  • Minimamente processados: São alimentos In Natura que, antes de sua aquisição, passaram por mínimas alterações, como o Arroz que passa pelo processo de polimento;
  • Processados: Produtos fabricados com adição de ou açúcar a um alimento In Natura ou Minimamente processado, como Pães Caseiros, Frutas em Calda e outros Enlatados como Legumes e Atum;
  • Ultraprocessados: Produtos cujo processo de fabricação envolve diversas etapas e diversos ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial, como Salgadinhos, Bolachas, Bisnaguinhas, Refrigerantes, entre muitos outros.

Por isso faça dos alimentos In Natura e Minimamente Processados a base de sua alimentação, que além de serem saudáveis também são mais acessíveis em relação ao custo, modere o consumo de alimentos Processados e evite os Ultraprocessados.

O Ato de Comer e a Comensalidade:

A alimentação também envolve muito mais do que apenas ingerir nutrientes, e esse capítulo o Guia explica a importância de fazermos boas escolhas, mas também a importância que o ambiente tem sobre o aproveitamento de sua refeição.

“Coma com regularidade e Atenção” evitando o ato de “beliscar” entres as refeições e sempre comendo devagar para desfrutar dos alimentos, não envolvendo outra atividade como celular, televisão.

“Coma em ambientes apropriados” como locais limpos, confortáveis e tranquilos, onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos.

“Coma em companhia” com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola, compartilhando também, quando possível, a etapa de preparo dos alimentos antes do momento da refeição.

Onde encontrar o Guia Alimentar completo?

A Natue disponibilizou um resumo sobre o Guia nesse artigo. A venda do mesmo é proibida, mas podemos encontra-lo em diversos sites públicos e no site do Conselho Federal de Nutricionistas.

Esse livro não descreve as quantidades que cada pessoa deve consumir de cada alimento, procure um profissional nutricionista para orientá-lo sobre suas necessidades nutricionais e adequar seu plano alimentar.

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Guia alimentar para a População Brasileira: Conheça a nova edição
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Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, criado para facilitar o entendimento sobre a nutrição e conscientizar a população sobre escolhas mais saudáveis.
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