Herpes: saiba tudo aqui

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Herpes

O que é herpes?

Herpes é uma infecção viral que se caracteriza pelo surgimento de bolhas ao redor dos lábios ou na região genital. Sua ocorrência é maior nesses locais, porém pode atingir outras áreas do corpo, como braços e pernas.

O que causa herpes?

O herpes pode ser causado por dois tipos de vírus, o HSV-1 e o HSV-2. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas infectadas, mesmo que não haja lesão aparente, isso porque o vírus ainda pode ficar latente na pele sem provocar qualquer alteração, caso o sistema imunológico do indivíduo contaminado esteja funcionando adequadamente.

Tipos de herpes

HSV-1 (vírus do herpes simples tipo 1)

Está associado a infecções nos lábios, boca e face. Esse é o vírus mais comum do herpes e geralmente o primeiro contato com ele ocorre na infância, apesar de a manifestação da doença na maioria das vezes só acontecer na idade adulta.  O HSV-1, além de causar feridas nos lábios e no interior da boca, pode provocar infecções nos olhos e também no cérebro.

HSV-2 (vírus do herpes simples tipo-2)

Esse tipo de vírus normalmente é transmitido por contato sexual. Bolhas, coceira, feridas e até úlceras genitais são alguns dos sintomas causados pelo HSV-2, no entanto, algumas pessoas podem estar contaminadas mas não apresentar qualquer sinal da doença.  Não raro, podem ocorrer infecções cruzadas do vírus do herpes tipo 1 e tipo 2 devido ao contato oro-genital, ou seja, é possível pegar herpes genital na boca e herpes oral na área genital.

Sintomas de herpes

  • Pequenas bolhas na região dos lábios, boca ou genitais
  • Febre
  • Nódulos linfáticos aumentados
  • Sensação de formigamento e queimação na boca ou genitais

Herpes: tratamento

O tratamento de herpes varia de acordo com a gravidade da infecção. Em alguns casos, o uso de medicamentos tópicos é suficiente para tratar a lesão local. No entanto, quando o indivíduo apresenta quadros de herpes recorrentes ou problemas com o sistema imunológico, pode ser utilizada uma terapêutica mais agressiva com o uso de antivirais orais. A duração do tratamento e que tipo de antiviral deve ser utilizado só pode ser estabelecido por um médico.

Como prevenir herpes

A prevenção do herpes é muito difícil de ser realizada, já que o indivíduo pode ser portador do vírus mas não apresentar sintomas. Em caso de lesões aparentes o ideal é não ter contato direto com outras pessoas, minimizando os riscos de contágio. Indivíduos com herpes genital devem evitar contato sexual quando as lesões estiverem ativas e em casos de gestantes, o parto cesariano é o mais recomendado a fim de evitar que o recém-nascido seja contaminado.  Em situações em que o sistema imunológico está fragilizado, como na presença de outras doenças e estresse, o vírus do herpes pode se manifestar. Por isso, é fundamental reforçar a imunidade por meio de uma alimentação balanceada com alimentos ricos em fibras e antioxidantes, por exemplo.

Herpes e a alimentação

Alguns estudos já demonstraram que determinadas substâncias quando consumidas podem estimular ou impedir o surgimento do herpes. Entre essas substâncias estão os aminoácidos lisina e arginina. A lisina é um aminoácido essencial que tem papel significativo na diminuição da replicação do vírus do herpes porque contribui para a produção de enzimas, hormônios e anticorpos que combatem a doença. Logo, o consumo de alimentos-fonte desse aminoácido como soja, carne de peru, gema de ovo, peixes e ervilha colabora para a redução das lesões causadas pelo herpes e sua ingestão é recomendada não somente durante a fase aguda como também no período de latência.

Enquanto a lisina reduz o aparecimento do herpes, alimentos como nozes, milho, cacau, aveia e queijo, que são ricos em arginina, estimulam a manifestação do vírus no organismo e por esse motivo devem ser evitados durante as crises e consumidos de maneira moderada por aqueles indivíduos que apresentam a doença frequentemente.

Summary
Article Name
Herpes: saiba tudo aqui
Author
Description
O herpes é um tipo de infecção que pode causar feridas na região da boca e nos genitais. Saiba mais sobre as causas, sintomas e tratamento dessa doença.

Categorias -

Menu Blog
x