Higiene alimentar – Você pratica corretamente?

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Oi gente!

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante. Você anda limpando bem seus alimentos? Nós vamos explicar a importância de fazer isso!

Os alimentos são nossa fonte de energia e nutrientes, são o principal combustível do nosso corpo. Por isso, precisamos tomar muito cuidado com a limpeza e higienização dos alimentos que consumimos, pois quando mal higienizados os alimentos podem se transformar em um veículo para transmissão de doenças.

higiene alimentar

O cuidado com a alimentação deve começar desde o momento da escolha dos alimentos e se estender até o seu consumo. A ingestão de alimentos deteriorados ou mal higienizados podem aumentar o risco de contaminações, viroses, infecções e intoxicações, pois em muitos casos, os alimentos infectados por microrganismo costumam não apresentar alterações em seu aspecto nem em seu cheiro, e então podem ser facilmente consumidos sem que a se perceba a diferença.

Alguns cuidados simples no nosso dia-a-dia podem garantir alimentos limpos e seguros na nossa mesa. Confira algumas dicas!

style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Quais alimentos devemos higienizar?

Alimentos como frutas, verduras e legumes sempre devem ser lavados e higienizados, principalmente se forem ser consumidos crus, para que o risco de contaminação seja reduzido.

Como higienizar os alimentos?

Existem alguns produtos disponíveis no mercado que são destinados para a higienização dos alimentos, porém o mais usado é o hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como água sanitária, que deve ser própria para este fim (por isso, verifique sempre a indicação de uso no rótulo), encontrado geralmente em supermercados e afins.

A utilização do hipoclorito é muito fácil. Primeiramente deve-se lavar o alimento em água corrente e retirar as partes deterioradas. Depois, deve-se colocar o alimento de molho na solução de hipoclorito e água, geralmente indica-se utilizar 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de sódio). Os alimentos devem ficar imersos nessa solução por aproximadamente 15 minutos e serem enxaguados em água corrente logo após. Depois de higienizados os alimentos devem ser colocados em um recipiente limpo e bem tampado, ou então preparados e servidos em seguida.

Mas lembre-se, independente do produto que será utilizado para higienização dos alimentos verifique sempre a indicação de uso no rótulo, assim como as concentrações ideais para se usar o produto e o tempo necessário para a higienização correta dos alimentos.

Dica prática:

Higienize corretamente todas as frutas, verduras e legumes, assim que chegar do supermercado/feira, já deixando pré-preparados para o consumo. Fica muito mais prático na hora de consumí-los.

Evite manipular muito os alimentos já higienizados, para que eles não sejam contaminados por utensílios mal lavados, mãos, etc.

Devemos lavar o ovo?

Não há necessidade de lavar os ovos, pois eles já passam por um rígido controle de qualidade durante seu processamento. Mas, no caso de querer lavar os ovos o mais indicado é fazer isso no momento de usar.

Devemos lavar queijos, frios e carnes?

Não é aconselhável lavar esses alimentos para que seus nutrientes não sejam perdidos.

E não se esqueça que todos nós estamos vulneráveis as contaminações através dos alimentos mal higienizados, por isso é tão importante uma boa limpeza dos alimentos!

E aí, vocês estão higienizando seus alimentos corretamente? Faz um beem danado!

Se tiverem alguma dúvida, escrevam nos comentários, aqui em baixo!

Até a próxima, gente! 😉

style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Você pratica uma higiene alimentar corretamente?
Author
Description
Clique aqui e saiba se você limpa seus alimentos da maneira certa! Uma boa higiene alimentar nos livra de diversas doenças - NatueLife
NATUELIFE
x