Hipertensão: saiba como diagnosticar e evitar essa doença

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     14 Comentários

Estresse, maus hábitos alimentares e sedentarismo são fatores de risco para o surgimento da hipertensão – a famosa pressão alta – uma doença silenciosa que acomete crianças, jovens, adultos e idosos. Por não causar sintomas aparentes, muitas pessoas podem ser hipertensas e não sentir nada, ou seja, não saber que têm a enfermidade.

De acordo com Fernando Almeida, nefrologista membro da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) e professor do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, a maneira mais indicada para diagnosticar a doença é sempre medir a pressão. “Nas crianças, existem valores específicos de acordo com a idade, altura e o sexo, por isso é recomendado que os pediatras meçam a pressão dos seus pacientes. Já nos adultos, igual ou maior que 140 por 90 [14 por 9] é considerado hipertensão”, explica.

Hipertensão

A pressão alta ocorre quando o sangue bombeado pelo coração precisa exercer uma força maior que a normal contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo, isto é, quando as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, dizemos que há hipertensão arterial. Como consequência, essa doença ataca vasos, coração, rins e cérebro, inclusive com riscos de infarto, insuficiência cardíaca, angina (dor no peito), insuficiência renal, AVC (acidente vascular cerebral) e até alterações na visão que podem levar à cegueira.

Segundo a SBH, a hipertensão tem estimativa de acometer de 5 a 10% da população com até 18 anos, ou seja, 7 milhões de crianças e adolescentes, e cerca de 30% da população adulta, chegando a mais de 50% na terceira idade. Para agravar esses dados, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alerta que 46% da população com 18 anos ou mais sofrem com o sedentarismo, o que agrava ainda mais o quadro de hipertensos no país.

Para Almeida, apesar da hipertensão estar relacionada com vários fatores de risco, como idade e genética, o sedentarismo, o excesso de peso e o consumo exagerado de sal aumentam a incidência da doença. “Se as pessoas conseguissem praticar atividade física, perder peso, manter uma alimentação saudável e comer menos sal, conseguiriam controlar a pressão e grande parte delas não precisaria de remédios”, relata o médico.

Diante da gravidade dessa doença, o especialista faz um alerta: “Se você tem predisposição, ou seja, parentes hipertensos, é obeso ou idoso, faça seus exames periódicos, pratique atividade física e coma pouco sal. Essas são as principais recomendações não apenas para evitar a hipertensão, mas para todos levarem uma vida plena e saudável”, conta.

Hipertensão_2

Veja dicas que ajudam a manter a pressão adequada

• Não fume
• Tenha uma alimentação saudável
• Mantenha seu peso adequado para sua altura
• Limite o consumo de bebidas alcóolicas
• Pratique atividade física
• Tenha uma vida menos estressante: procure melhorar sua qualidade de vida e faça coisas que te dão prazer

Summary
Article Name
Hipertensão: saiba como diagnosticar e evitar essa doença
Author
Description
Saiba como diagnosticar e combater a hipertensão - NatueLife

Categorias -

Menu Blog
x