Insulina: confira tudo sobre esse hormônio

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Insulina

Os hormônios possuem importantes funções para manutenção do organismo, dentre eles, destaca-se a insulina, um hormônio com ação anabólica. Conheça mais sobre a insulina e seus benefícios para a saúde.

O que é insulina?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela entrada da glicose nas células, e, dessa forma, regula os níveis de açúcar no sangue.

Conforme os níveis de glicose no sangue aumentam, principalmente após a refeição, o pâncreas libera insulina, que atua nas células, fazendo com que a glicose seja absorvida para ser utilizada como fonte energética ou ser estocada na forma de gordura.

A liberação excessiva de insulina na corrente sanguínea pode gerar um quadro de hipoglicemia, no qual os níveis de açúcar são absorvidos rapidamente e ficam baixos. Os sintomas mais comuns são tontura, calafrios, sudorese e desmaio.

A falta de insulina, baixa produção ou até o comprometimento de sua função pode ocorrer por diversos motivos, como no diabetes, e levar à hiperglicemia, quando o açúcar não é capaz de entrar nas células, gerando diversas complicações a longo prazo.

Resistência à insulina e diabetes

A resistência insulínica ocorre quando as células não respondem mais ao estímulo da insulina, impedindo o equilíbrio da glicemia.

A insulina pode ser liberada normalmente pelo pâncreas, mas as células perdem a sensibilidade a esse hormônio. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como obesidade ou pelo consumo excessivo de alimentos de alto índice glicêmico, como doces e carboidratos refinados, que estimulam a liberação excessiva de insulina, prejudicando sua ação. A resistência à insulina pode evoluir para diabetes tipo 2, uma síndrome caracterizada pelo excesso crônico de glicose na corrente sanguínea.

Tipos de insulina

No organismo, ocorrem duas formas de liberação da insulina: basal e bolus. A insulina basal é liberada em pequenas quantidades continuamente, mantendo o equilíbrio no metabolismo da glicose. Já a insulina bolus é liberada em grande quantidade, quando há elevação da glicose sanguínea, após as refeições.

Em alguns casos de diabetes, o uso de insulina pode ser indicado. Nesse caso, é aplicada de maneira subcutânea, que pode variar de acordo com as necessidades individuais, como rápida, ultrarrápida, ação intermediária e longa duração.

Adote essas dicas e viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física e bem-estar, assine nossa newsletter e receba conteúdos em seu e-mail. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário

Summary
Article Name
Insulina: confira tudo sobre esse hormônio
Author
Description
Conheça as funções da insulina no organismo e o quanto esse hormônio é importante para saúde. Confira

Categorias -

Menu Blog
x