
O que é introdução alimentar?
A introdução alimentar é o processo pelo qual o bebê passa a se alimentar de alimentos variados e não somente do leite materno. A alimentação complementar deve ocorrer somente a partir do quarto mês em alguns casos, mas é indicada após o sexto mês de vida do bebê e seu início não deve interromper o aleitamento materno, que é indicado que permaneça até os dois anos de idade. É um momento muito importante para a criança e para a família e deve ocorrer de forma tranquila.
Quando iniciar a alimentação complementar?
A introdução alimentar deve começar, preferencialmente, a partir do sexto mês de vida do bebê mantendo-se o aleitamento materno. O ideal é iniciar oferecendo uma fruta amassada no lanche da manhã e nenhum tipo de fruta é contraindicado, o mais importante é variar para que a criança tenha contato com diversos sabores.
Após algumas semanas de início da fruta, deve-se incluir uma segunda fruta no intervalo das mamadas, à tarde. Após esse período, além de frutas, deve–se acrescentar à rotina de alimentação da criança uma papa “salgada” em uma das refeições principais (almoço ou jantar). Somente a partir do sétimo mês é indicado acrescentar uma segunda papa salgada ao longo do dia.
style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">
Bebê: quais são os alimentos permitidos
Não há qualquer problema em oferecer alimentos diferentes na mesma refeição, desde que contenham pelo menos um ingrediente de cada grupo abaixo e que a quantidade esteja de acordo com o perfil de cada criança:
- Cereais e tubérculos: arroz, batata, mandioca, batata-doce, inhame, cará, mandioquinha
- Leguminosas: feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico
- Proteínas animais: carne bovina, suína, aves. Peixe e ovos são indicados apenas após um ano de vida ou conforme recomendação do pediatra ou nutricionista.
- Vegetais: verduras e legumes variados.
Apesar de ser comumente chamada de papa salgada, a refeição principal do bebê não deve levar sal ou qualquer outro tempero industrializado, como caldos e tabletes. Recomenda-se nesses casos o uso de temperos naturais, como ervas e especiarias, sempre com moderação para que os alimentos não fiquem muito condimentados, já que dessa forma o bebê poderá desenvolver seu paladar e com o tempo identificar suas preferências alimentares.
É fundamental que durante a introdução alimentar os pais estejam cientes de que a criança pode não aceitar os alimentos ao primeiro contato. Por esse motivo qualquer tipo de alimento recusado deve voltar a ser oferecido outras vezes e em novas formas de preparação, assim é possível descobrir se o bebê realmente não gosta daquele alimento. Vale ressaltar que tudo é muito novo para a criança e que seu paladar ainda está em fase de desenvolvimento.
Por volta de nove meses idade o bebê pode começar a se alimentar com a mesma refeição da família. É indicado começar com porções pequenas e ir aumentando o volume conforme a aceitação. Nessa fase é fundamental que as refeições continuem balanceadas a fim de garantir a oferta de nutrientes ideal para a criança e colaborar para que seus hábitos alimentares continuem saudáveis.
Dicas para introdução alimentar:
- Se possível, prefira alimentos orgânicos, que são cultivados sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes. Caso não seja possível oferecer alimentação orgânica, prefira frutas e verduras de época.
- Sempre ofereça alimentos frescos e naturais, evite papinhas ou outros produtos industrializados.
- Ofereça os alimentos separados para que o bebê possa identificar os diversos sabores.
- Não bata as papinhas no liquidificador ou mixer. Elas devem ser amassadas com um garfo até que se obtenha a consistência desejada.
- Não ofereça guloseimas, como doces, sucos artificiais e refrigerantes para as crianças.
- Ao iniciar a introdução alimentar, aumente a oferta de água para o bebê.
style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">
Summary
Article Name
Introdução alimentar: como iniciar a alimentação complementar do bebê
Author
Equipe Natue
Description
A introdução alimentar é um momento muito importante na vida do bebê. Saiba aqui como iniciar esse processo de maneira saudável.