Konjac: devo incluir na minha alimentação?

2 meses atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

konjac

O Konjac é uma planta cultivada no Japão que possui alta quantidade de glucomannan, uma fibra dietética solúvel em água, altamente viscosa e que tem a capacidade de absorver cem vezes o seu peso em água, resultando na formação de um gel no estômago. É muito conhecida no Brasil como itokonnyaku, konnyaku, shirataki e miracle noodle, e além disso, muito utilizado na forma de cápsulas ou massas, tipo espaguete.

Devo incluir na alimentação?

Apesar de ser fonte de fibras, o konjac não substitui uma refeição completa, pois, ele não contém quantidades significativas de nutrientes. O seu consumo deve ser associado a legumes, proteínas magras (queijo branco, frango, atum, tofu, entre outros) e molhos leves para que agregue valor nutricional a preparação.

Evite utilizar molhos prontos, shoyu ou temperos prontos, pois possuem altas quantidades de sódio, que contribui para a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

Benefícios do Konjac:

Este alimento é baixo em calorias, livre de carboidratos e açúcares, isento de glúten e de lactose e tem a capacidade absorver água e formar um gel no estômago, retardando o esvaziamento gástrico e promovendo maior sensação de saciedade. Devido a quantidade fibras solúveis presente em sua composição, o konjac, reduz a absorção de gorduras e, além disso, atua como um probiótico, regulando a microbiota intestinal.

Efeitos colaterais

Para algumas pessoas, o consumo excessivo de konjac pode causar problemas digestivos leves como, flatulências, inchaço, diarreias e fezes amolecidas. O glucomannan pode reduzir a absorção de medicamentos administrados via oral, principalmente nos casos de diabetes mellitus. Isso pode ser evitado, se o medicamento for tomado 4 horas antes ou 1 hora depois da ingestão do konjac, entretanto, caso seja portador dessa doença e queira fazer o uso desse alimento, converse com o seu médico sobre o assunto.

Summary
Article Name
Konjac: devo incluir na minha alimentação?
Author
Description
Você já ouvir falar sobre o konjac? Um macarrão baixo em calorias e rico em fibras que retarda o esvaziamento gástrico e promove a sensação de saciedade.
Menu Blog
x