Lactato causa fadiga muscular?

1 mês atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

lactato

O Lactato é um sal produzido após a queima da glicose, para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio. Quando o suprimento de oxigênio não é suficiente o organismo busca energia em fontes alternativas, produzindo o lactato.  

O que é Lactato?

O lactato é derivado do ácido lático, por sua vez, quando a glicose começa a ser queimada é degradada e se transforma em piruvato. Que pode ser utilizando ou não o oxigênio, quando esse processo é feito sem utilizar o oxigênio (anaeróbio) sobra o piruvato que é parcialmente degradado a uma molécula de ácido lático.

O lactato causa fadiga muscular?

O lactato durante muito tempo foi considerado como a causa da fadiga muscular, mais tarde com o avanço das pesquisas, descobriu-se que o lactato não é responsável direto pela fadiga muscular.

O ácido lático formado quando há baixa concentração de oxigênio se dissolve em lactato e H+ (íons de hidrogênio). O que muitas pessoas não sabem é que o que causa a fadiga muscular na verdade não é o lactato, e sim o H+ causando assim a diminuição do pH sanguíneo (quanto mais baixo o pH, mais ácido).

O fato de duas coisas muitas vezes acontecerem ao mesmo tempo não significa que uma é a causa da outra.

Qual a função do lactato?

O lactato na verdade é o mocinho da história, ao contrário do que muitas pessoas dizem ele não causa a fadiga, na verdade ele é responsável por diminuir a fadiga, sabia disso?

O lactato transporta para fora do músculo o H+, impedindo dessa forma que o pH do seu músculo fique menor (diminuindo o ácido). Se o seu músculo fica com pH baixo, suas enzimas que fornecem energia trabalham menos, sua contração muscular diminuir gerando fadiga muscular.

O que é acidose metabólica?

A acidose metabólica é uma acidez excessiva (acúmulo de H+) no sangue e fluidos corporais. Essa acidez é causada através da redução do pH sanguíneo. Causando problemas como a sobrecarga do rim, levando em conta que o corpo está excretando uma quantidade maior de ácidos através da urina, uma respiração mais profunda e rápida podendo causar prejuízos para saúde.

Lactato no Exercício Físico

O lactato é essencial para manter o exercício físico de alta intensidade não apenas por diminuir a quantidade de íons hidrogênio, mas também porque ele serve como fonte de energia para alguns tecidos do nosso corpo, como coração e cérebro.

Summary
Article Name
Lactato causa fadiga muscular?
Author
Description
Confira a relação do lactato e fadiga muscular. O lactato foi considerado como a causa da fadiga, mas novos estudos indicam que pode atuar na diminuição.
Menu Blog
x