Leucemia: conheça mais sobre esse câncer

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Leucemia

O que é leucemia?

Leucemia é um tipo de câncer que acomete as células sanguíneas, originado na medula óssea, local onde as células do sangue são produzidas. A medula é um tecido que ocupa a cavidade dos ossos e é responsável por produzir todas as células do sangue (plaquetas, hemácias, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos). Quando a doença se instaura, os glóbulos brancos, importantes células do sistema imunológico, começam a se reproduzir de maneira desordenada, fazendo com que os sintomas e sinais da doença apareçam.

Tipos de leucemia

A leucemia também pode ser classificada de acordo com o tipo de célula implicada, podendo ser mielóide ou linfóide, além de possuir uma segunda classificação que leva em consideração a velocidade de divisão das células acometidas, sendo essas classificadas em leucemia aguda ou leucemia crônica.

Leucemia crônica: desenvolve-se lentamente e as células envolvidas são bem parecidas com as células normais, que mesmo doentes ainda conseguem exercer seu papel no organismo.

Leucemia aguda: neste tipo de leucemia, a progressão da doença ocorre rapidamente e afeta células jovens que não conseguem exercer suas funções, por este motivo há um comprometimento maior da capacidade de defesa do organismo.

O que causa leucemia

Popularmente chamada de câncer no sangue, a leucemia tem origem em uma alteração genética adquirida e não hereditária. O organismo possui diversos mecanismos que controlam a divisão celular, quando por algum motivo, ocorre um erro nesse processo, as células começam a se multiplicar de maneira descontrolada, e a essa situação chama-se câncer.

A causa exata do surgimento do câncer é desconhecida, porém já se conhecem diversos fatores que são predisponentes para que a doença ocorra. Nos casos de leucemia, a exposição a produtos químicos, a elevados níveis de radiação, a presença de algumas doenças genéticas como anemia de Falconi e a síndrome de Down e tratamentos anteriores com quimioterapia e radioterapia são alguns deles. Apresentar um ou mais fatores de risco, não significa estar fadado a ter a doença, o ideal nesses casos é ficar atento a qualquer anormalidade e ter sempre acompanhamento médico.

Leucemia: sintomas

Os principais sintomas de leucemia são:

  • Anemia
  • Palidez
  • Manchas roxas na pele
  • Cansaço exacerbado
  • Febre
  • Perda de peso
  • Dores de cabeça e vômitos

Tratamento para leucemia

A escolha do tratamento vai depender do tipo de leucemia e o estágio em que ela se encontra. Na maioria das vezes o tratamento é realizado através de quimioterapia, o uso de radioterapia é pouco frequente, mas pode acorrer. Outro procedimento utilizado é o transplante de medula óssea, porém, a indicação para essa terapêutica é avaliada pelo médico baseada em características como idade do paciente, tipo de leucemia e avaliação do risco x benefício.

Como prevenir a leucemia?

Por ser uma doença de ordem genética, a única maneira de prevenir a leucemia é evitar ao máximo a exposição aos fatores de risco. Além disso, manter uma alimentação saudável rica em fibras e antioxidantes, contribui para a aumentar as defesas do sistema imunológico e favorecem o equilíbrio do organismo, colaborando assim para uma vida mais saudável. Dê preferência a alimentos como frutas, legumes, vegetais e farelos integrais. É importante ressaltar que alguns pacientes oncológicos, devido ao comprometimento de sua imunidade, devem evitar o consumo de alimentos crus e que não passem por processos térmicos, pelo alto risco de contaminação que eles promovem, por isso é fundamental sempre consultar um médico e um nutricionista.

Summary
Article Name
Leucemia: conheça mais sobre esse câncer
Author
Description
Leucemia é o câncer das células sanguíneas. Conheça mais sobre suas causas, quais são os principais sintomas e as possibilidades de tratamento.

Categorias -

NATUELIFE
x