Luteína: benefícios para os olhos e para pele

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Luteína

O que é Luteína?

A luteína é um dos principais carotenoides naturais presente em diversos alimentos. Os carotenoides são responsáveis pela pigmentação amarela, alaranjada ou vermelha dos alimentos, por esta razão, alimentos que possuem esta coloração são boas fontes de carotenoides, assim como os verdes escuros, onde a pigmentação amarela é mascarada pela cor verde da clorofila.

Muitos carotenoides possuem a função antioxidante (como a luteína e zeaxantina), enquanto outros são importantes precursores de vitamina A (como o betacaroteno). Os carotenoides não são sintetizados pelo corpo humano, por esta razão é necessária a ingestão regular deste composto.

Uma alimentação equilibrada é capaz de garantir o aporte diário necessário de carotenoides, porém é possível compra-los na forma sintética como a luteína em cápsulas, utilizada como suplemento alimentar.

Para que serve luteína

Com o avançar da idade existe a propensão na redução de luteína dos tecidos oculares, o que possibilita o surgimento de algumas doenças nos olhos, como a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI).

A luteína é muito conhecida pela sua função protetora dos olhos e da visão, pois consegue reduzir em 40% a incidência de luz danosa à retina, além de filtrar a luz azul que é prejudicial à mácula (pequena estrutura da retina responsável pela visão de detalhes).

Por ser um potente antioxidante, a capacidade protetora da luteína contra o desenvolvimento das doenças crônico-degenerativas (como a DMRI e catarata, câncer e doenças cardiovasculares) está intimamente relacionada ao seu consumo, sendo assim, é necessária a ingestão regular de luteína para favorecer a sua ação contra os radicais livres.

Benefícios da luteína

Os principais benefícios da luteína para a saúde são:

  • Saúde e proteção dos olhos e da visão
  • Proteção contra envelhecimento precoce e manutenção da pele
  • Combate à ação deletéria de radicais livres
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Proteção contra replicação de células tumorais

Deficiência de luteína

Embora seja facilmente encontrada em alimentos in natura, a deficiência de luteína é comum principalmente em indivíduos com baixo consumo de frutas, verduras e legumes. Estudos demonstram que o baixo consumo de luteína está associado com maior incidência de catarata, além do declínio do sistema imunológico e maior ação dos radicais livres sobre as tecidos corporais.

Alimentos com Luteína

A luteína é um carotenoide de pigmentação naturalmente amarela facilmente encontrada em alimentos in natura e também utilizada na indústria de alimentos como corante.

Os principais alimentos fonte de luteína são:

    • Pétalas comestíveis da flor do nastúrcio ou capuchinha
    • Couve
    • Espinafre
    • Agrião
    • Milho
    • Ovo
    • Aipo
    • Alfaces verdes

    Luteína e pele

    Assim como nos olhos, a importância da luteína para a pele se dá pela proteção contra os raios ultravioletas, sendo uma aliada na prevenção do envelhecimento precoce ou desenvolvimento de câncer de pele. É importante lembrar, que o consumo ou a suplementação de luteína não substitui protetor solar, que deve ser utilizado diariamente.

    Por ter uma ação importante na inativação de radicais livres, a luteína auxilia na manutenção e renovação da pele, preservando a degradação do colágeno, deixando-a com aparência mais saudável e com a coloração mais uniforme.

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Entenda o que é a Luteína e quais são seus benefícios para a saúde, como ação antioxidante, combatendo os efeitos dos radicais livres. Veja mais aqui

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