Macarrão instantâneo faz mal?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Macarrão instantâneo faz bem pra saúde?

Aliado da praticidade e falta de tempo, o macarrão instantâneo sempre dá aquela forcinha quando bate a fome. Além de não precisar adicionar temperos ou alimentos para a sua preparação, é uma opção rápida (fica pronta em 3 minutos), muito barata e ainda disponível em vários sabores e marcas nas prateleiras dos supermercados. Já que é tão acessível e consumido, vale entender: o macarrão instantâneo é saudável?

Segundo a Nutricionista Carolina Arbache, o macarrão instantâneo convencional não tem nada de saudável. “É a pior combinação de todas, já que une farinha de trigo refinada, carboidrato refinado e frito [excesso de gordura], além de aditivos químicos, incluindo glutamato monossódico. Sem contar que o macarrão instantâneo é uma bomba de sódio”, alerta.

Cada porção de macarrão instantâneo fornece cerca de 60% da recomendação diária de sódio, ou seja, se você comer duas porções, já ultrapassa a recomendação de sódio permitida por dia.

CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE

O consumo frequente de macarrão instantâneo aumenta a possibilidade de desenvolver síndrome metabólica, um conjunto de pelo menos três dessas doenças: colesterol alto, triglicérides alto, hipertensão, glicemia alterada ou diabete e obesidade. Consequentemente, aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares como AVC, infarto, trombose e aterosclerose.

MACARRÃO INSTANTÂNEO ENGORDA?

Por possuir uma quantidade elevada de sódio, o seu consumo frequente pode elevar a pressão arterial e a retenção de líquidos, sem contar que provoca excesso de peso e pode agravar quadros de celulites.

Outro problema é que o macarrão instantâneo é rico em aditivos químicos. “Os aditivos químicos podem sobrecarregar o sistema de eliminação de toxinas que ocorre principalmente no fígado. Além disso, o alto consumo de industrializados contendo aditivos químicos está relacionado com diversas doenças como obesidade, hiperatividade, alergias e até mesmo câncer”, explica Arbache.

GLUTAMATO MONOSSÓDICO

Esse aditivo químico alimentar presente no macarrão instantâneo tradicional é utilizado para realçar o sabor. Ele é o sal sódico do aminoácido ácido glutâmico, um aminoácido não essencial, que o próprio organismo produz e está presente naturalmente em carnes, aves, leite, tomate, espinafre, aspargo e na soja. “Em excesso, o glutamato pode causar disfunções no sistema nervoso central, ou seja, desregula o funcionamento correto do sistema nervoso, além de elevar casos de cefaleia, obesidade, fadiga, depressão e danos oculares”, afirma a nutricionista Carolina Favaron.

ALTERNATIVAS SAUDÁVEIS DE MACARRÃO INSTANTÂNEO

Hoje em dia já é possível encontrar empresas que produzem alternativas saudáveis de macarrão instantâneo, sem a quantidade excessiva de aditivos químicos, conservantes e carboidrato refinado. Veja algumas opções:

Bifum: macarrão oriental à base de arroz, não contém glúten – é bom para quem faz dieta com restrição a essa proteína – e não é frito. Também é instantâneo. Para preparar é só deixar de molho de 1 a 3 minutos em água fervente, fora do fogo e escorrer. É mais fácil que o macarrão instantâneo lámen porque não vai ao fogo. Já para acompanhar, pode acrescentar shimeji refogado ou legumes congelados, temperados com um pouco de shoyu light – sem glutamato monossódico.

Macarrão instantâneo da Mãe Terra: é natural, orgânico e integral. O seu preparo é similar ao tradicional macarrão instantâneo, porém, é muito mais saudável que a versão tradicional. Veja por quê:

  • Não é frito
  • É feito com farinha de trigo integral
  • É orgânico
  • Possui temperos naturais, sem corantes, conservantes e aromatizantes artificiais
  • Não contém glutamato monossódico
  • Possui níveis de sódio bem mais baixos

Summary
Article Name
Macarrão instantâneo faz mal?
Author
Description
Você que corre macarrão instantâneo sempre, sabia que faz mal para a saúde? Porém já existe no mercado opções saudáveis de macarrão instantâneo, sem aditivos químicos! - NatueLife
Menu Blog
x