Manteiga ghee – uma opção mais saudável?

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     1 Comentário

Manteiga de Ghee

A receita de manteiga ghee é tradicionalmente indiana feita a partir do leite de vaca ou de búfala. Ela é similar a manteiga de garrafa brasileira e ao butteroil americano. Trata-se de uma manteiga pura, pois para preparar a manteiga ghee é necessário retirar parte da umidade, dos resíduos lácteos e proteicos, resultando somente a parte gordurosa da manteiga. Durante o processo, as reações e interações entre a lactose, as proteínas e os minerais agregam um leve sabor e aroma amendoado, tornando a manteiga ghee ainda mais especial.

Benefícios da manteiga ghee

A manteiga ghee tem vários benefícios para o organismo, principalmente se comparada a manteiga tradicional. Alguns deles são:

  • Fonte de vitamina A;
  • Ação antioxidante;
  • Não contém sódio;
  • Dependendo da forma de preparo, pode ser isenta de lactose (ou pelo menos em quantidade reduzida);
  • Agrega sabor e aroma aos alimentos e preparações;
  • Possui fácil digestão;

Manteiga ghee tem lactose?

Comercialmente é encontrada como manteiga sem lactose e pode ser consumida por intolerantes a lactose. No entanto, é importante lembrar que no processo caseiro e dependendo do grau de intolerância, ela pode não ser aconselhada, pois poderá remanescer algum resíduo de lactose.

Manteiga ghee faz mal?

Embora a manteiga ghee seja uma melhor opção em comparação com a margarina e a manteiga tradicional, a nutricionista Carolina Favaron aconselha que seu consumo seja moderado, pois não deixa de ser uma fonte de gordura, apesar de não alterar o colesterol sanguíneo. “Mesmo sendo mais saudável, é bom sempre lembrar que se trata de uma gordura, e que em excesso vai trazer prejuízos para a saúde como todas as outras”, afirma a profissional.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Como usar manteiga ghee

A manteiga ghee pode ser utilizada no em qualquer alimento ou preparação, principalmente em substituição à manteiga comum, margarina e outras gorduras. Na medicina indiana, ou medicina Ayurvédica, é usada como um antidoto para alimentos muito apimentados e até como óleo de massagem.

Receita de manteiga ghee

Para fazer manteiga ghee é simples e artesanal:

Ingrediente

500 g manteiga sem sal cortada em cubos

Modo de preparo

  1. Em uma panela sobre fogo médio, coloque os cubos de manteiga;
  2. Aguarde derreter e com o auxílio de uma escumadeira ou peneira fina, retire sempre a espuma e o soro que formar na superfície. Evite mexer ou misturar a manteiga durante o processo (aproximadamente 40 minutos);
  3. Os sólidos da manteiga irão decantar e começar a dourar, neste momento, desligue o fogo e coe a manteiga em uma peneira fina;
  4. Guarde em um recipiente higienizado e utilize em alimentos e produções que requerem o uso de manteiga comum, margarina ou outras gorduras.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Manteiga ghee – uma opção mais saudável?
Author
Description
Veja os benefícios, o que é e como fazer manteiga ghee. Essa receita resulta em uma manteiga pura sem lactose que pode ser utilizada no lugar de outras gorduras!
NATUELIFE
x