Qual o melhor suplemento de carboidrato para o treino?

1 mês atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

carboidrato

 

O aporte adequado de carboidratos é tão essencial quanto as proteínas para quem pratica atividade física, pois fornece energia e ainda pode auxiliar no ganho de massa muscular, evitando que o corpo utilize reservas de proteína como combustível. Apesar dos suplementos proteicos como whey protein e BCAA serem os primeiros que vêm à mente quando se fala sobre suplementação, existem muitas opções de suplementos de carboidrato à venda.

Quais as vantagens dos suplementos de carboidrato?

Esses suplementos oferecem algumas vantagens em relação a alimentos fontes de carboidrato como arroz e macarrão, pois sua absorção é mais rápida e são comercializados em pó ou gel, oferecendo praticidade e facilitando sua ingestão, além de reduzir o risco de desconforto gástrico.

Para quem são indicados?

Os suplementos de carboidrato são indicados para praticantes de atividades físicas aeróbicas de alta intensidade e longa duração, devendo ser consumidos antes ou durante o treino, fornecendo energia e evitando hipoglicemia ou degradação de proteínas dos tecidos. Também podem ser consumidos por praticantes de musculação e exercícios de força, no pós-treino, ajudando a repor o glicogênio muscular, facilitando a entrada das proteínas nos músculos e contribuindo para a recuperação muscular.

Quer conhecer mais sobre alguns dos suplementos de carboidrato? Continue lendo!

Maltodextrina

É um carboidrato proveniente do amido, geralmente de milho. Apesar de ser um carboidrato complexo, é absorvido com mais facilidade pelo organismo, e fornece energia para atividades físicas de longa duração. Pode ser consumida antes ou depois do treino.

Dextrose

A dextrose, assim como a maltodextrina, também é elaborada a partir do amido de milho. No entanto, é um carboidrato simples, e por isso é absorvido mais rapidamente pelo organismo. Por isso, seu consumo é indicado logo após os treinos de força, evitando que o organismo utilize proteínas para recuperar-se, ou até mesmo durante o treino devido a rápida absorção para gerar energia.

Ribose

Carboidrato de rápida absorção, chega rapidamente na circulação atuando  principalmente na formação de energia e no metabolismo da glicose. Seu consumo pode ser realizado quando for necessário a ingestão rápida antes do treino (aproximadamente 30 minutos antes), durante ou logo após o treino.

Waxy maize

É um suplemento nutricional à base de carboidrato proveniente de uma espécie de milho ceroso chamado de Zea Mays, produzido nos Estados Unidos. Ele possui uma maior proporção de amilopectina, um tipo de amido que é digerido de forma mais lenta e, consequentemente, a liberação de carboidratos para o organismo ocorre de maneira mais linear e contínua, evitando picos de insulina na corrente sanguínea.

É recomendado o consumo de waxy maize após o treino de musculação, dissolvido em bebida natural ou shake, de preferência associado a outros suplementos, como os ricos em proteínas. A ingestão antes do treino pode ser realizado, geralmente com 1h à 2h de antecedência.

Atenção!

Lembre-se de sempre consultar um nutricionista para escolher o tipo e quantidade de suplemento adequados às suas necessidades e evitar o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças como o diabetes.

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Qual o melhor suplemento de carboidrato para o treino?
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Descubra a diferença entre maltodextrina, dextrose e waxy maize, suplementos de carboidrato frequentemente utilizados por praticantes de atividade física.
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