Mitos e verdades: alimentos que podem ou não ser consumidos durante a amamentação

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários
Veja os mitos e verdades sobre os alimentos que podem ou não ser consumidos durante a amamentação aqui no NatueLife.
Especial – Semana Mundial do Aleitamento Materno

 

Sabemos que a alimentação é um processo muito importante para o desenvolvimento dos bebês. E para que a produção de leite seja adequada e de qualidade, a boa alimentação materna é indispensável. O leite materno é considerado o alimento ideal e natural para as crianças, pois é responsável por atender às necessidades nutricionais do recém-nascido e contribuir com a formação e o crescimento adequados, fundamentais para o bom desenvolvimento infantil.

Tudo o que for consumido pela mãe será utilizado para a produção de leite. Vale lembrar que o aleitamento materno não é fornecido somente nos primeiros meses do bebê. Segundo o Ministério da Saúde, mesmo com a introdução da alimentação complementar, recomenda-se a oferta de leite materno durante os intervalos das refeições até os dois anos de idade.

O leite materno representa uma das primeiras experiências nutricionais do recém-nascido, já que seu sabor varia de acordo com os alimentos ingeridos pela mãe. Então, é muito importante saber quais alimentos devem ser consumidos durante a amamentação e os que não devem.

ALIMENTOS LIBERADOS DURANTE A AMAMENTAÇÃO

Priorize alimentos integrais, frutas, verduras, alimentos cozidos e assados. Além da alimentação adequada e variada, deve-se aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, para aumentar a produção de leite. Também é importante consumir a quantidade recomendada de carboidratos, proteínas e gorduras.

ALIMENTOS NÃO RECOMENDADOS DURANTE A AMAMENTAÇÃO

A mamãe também precisa ter cuidado com o consumo exagerado de refrigerantes, doces e açúcar, café, pimenta e bebidas alcóolicas para garantir um leite de qualidade e evitar o desconforto abdominal do bebê. Durante a gestação e lactação não é recomendado consumir nada com gordura trans, já alimentos com gordura saturada devem ser ingeridos de forma moderada. A gordura saturada é comumente encontrada em alimentos de origem animal, como pele de frango, carnes, chocolates, carne suína, queijos amarelos, creme de leite e manteiga. Já a gordura trans é encontrada principalmente em alimentos industrializados, como massas, sorvetes e biscoitos recheados.

Apesar de as causas da cólica variarem de acordo com cada criança, cebola, amendoim, ovo e vegetais crucíferos, como repolho, couve-flor e brócolis, são apontados como mais prováveis de favorecerem o desenvolvimento da cólica devido à imaturidade do intestino do recém-nascido.

Vale lembrar que não é necessário que a mãe inicie uma dieta restritiva, já que essa prática pode comprometer a produção e a quantidade de leite e, consequentemente, prejudicar a nutrição do bebê.

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Mitos e verdades: alimentos que podem ou não ser consumidos durante a amamentação
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