Moringa oleífera tem alto valor nutritivo

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Moringa oleífera

A Moringa oleífera, conhecida como marango, ben, pilão árvore ou apenas moringa, é uma árvore originária do nordeste da Índia, entretanto, também é encontrada em toda Ásia e América Central. Apresenta importância econômica grande, pois tem aplicação industrial, além de ser utilizada como planta fitoterápica.

Moringa: benefícios

A planta moringa é fonte de proteínas, aminoácidos, vitamina C, carotenoides e minerais, como cálcio e ferro. Diversos estudos mostram que a moringa tem alto valor nutricional no que diz respeito às vitaminas e minerais, oferecendo mais vitamina A do que a cenoura, maior quantidade de vitamina C comparada à laranja, mais ferro do que o espinafre e mais potássio do que a banana. Também é um dos vegetais mais ricos em proteínas.

Por apresentar crescimento rápido e ser resistente à seca, a moringa planta é apontada como um importante alimento para combater a fome e desnutrição, especialmente em regiões do deserto africano.

A moringa planta medicinal tem propriedade bactericida, expectorante, diurética, estimulante, vermífuga e tônica. Pode ser indicada para ser coadjuvante no tratamento de diversos males, como:

  • Dor de cabeça
  • Hemorroida
  • Dor de garganta
  • Febre
  • Irritação gastrointestinal
  • Fadiga crônica
  • Inflamações

Outros benefícios da moringa podem ser observados, pois ela possui compostos antioxidantes, que ajudam a renovar e protege células epiteliais dos órgãos sexuais e do cérebro. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Moringa no tratamento de água

O óleo da semente de moringa é utilizado para diminuir a turbidez da água. Sua propriedade coagulante faz com que sedimentos e bactérias presentes na água se depositem no fundo, tornando a água límpida e potável. Alguns estudos apontam que o óleo de moringa é capaz de eliminar até 99% das bactérias da água.

Moringa: como usar

Da planta de moringa as partes mais utilizadas são as folhas, vagens e sementes. As folhas são indicadas para o preparo de chás, sucos e vitaminas, enquanto as vagens e semente de moringa podem ser consumidas cozidas e servidas como feijão ou saladas e tabules.

ATUALIZAÇÃO: Cápsulas de moringa eram comercializas no Brasil, porém em 06/2019 a ANVISA proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a propaganda e a distribuição de todos os alimentos que contenham Moringa oleífera.

No mesmo período, a agência publicou um chamamento público para obter informações consistentes para avaliar se será mantida ou não a proibição.

Chá de moringa

Umas das formas mais comuns de consumir a moringa é o chá o a planta seca infundida em água.

Contraindicações da moringa

O consumo excessivo da moringa pode causar toxicidade, demonstrado em estudos realizados em animais.

ATUALIZAÇÃO: Segundo a ANVISA, não há avaliação e comprovação de segurança do uso da Moringa em alimentos.

Summary
Article Name
Moringa oleífera tem alto valor nutritivo
Author
Description
Conheça a moringa oleífera, ou apenas moringa, uma planta rica em proteínas, vitamina C, ferro e cálcio que traz diversos benefícios para a saúde.

Categorias -

Menu Blog
x