Muito além do bacon: pimentão também pode causar câncer

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     2 Comentários

pimentão_bacon

Nesta segunda-feira (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o consumo de produtos embutidos, como salsicha, linguiça, bacon e presunto, aumenta o risco de câncer colorretal, que afeta o intestino e o reto, em 18% para cada porção diária de 50 gramas.
Mas a carne processada não é o único fator que pode causar problemas graves de saúde. Alguns alimentos aparentemente inofensivos, como legumes e verduras, também podem provocar alterações no organismo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), as intoxicações crônicas causadas por resíduos de agrotóxicos nos alimentos podem causar infertilidade, impotência, abortos, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e até câncer.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Alimentos mais contaminados por agrotóxicos

De acordo com o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) coordenado pela Anvisa, os alimentos com maior nível de pesticida são:

Pimentão: 89%
Cenoura: 67%
Morango: 59%
Pepino: 42%
Alface: 43%
Abacaxi: 41%

O Brasil lidera o consumo de agrotóxicos no mundo, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas, o que equivale ao consumo médio de 5,2 quilos de veneno agrícola por habitante. No entanto, os resíduos químicos não ocorrem apenas em alimentos in natura, mas também em produtos processados que utilizam o trigo como ingrediente, como pães, salgadinhos e pizzas. Além disso, também podem estar presentes em carnes e leites de animais que se alimentam de ração com traços de agrotóxicos.

Agrotóxicos x Alimentos orgânicos

A preocupação com os agrotóxicos não pode significar a redução do consumo de frutas, legumes e verduras, que são alimentos fundamentais para uma alimentação saudável. “Embora algumas opções tenham grande presença de agrotóxicos, o consumo de frutas, legumes e verduras não deve ser restringido, pois fornece importantes compostos, como antioxidantes, fibras e nutrientes, importantes para garantir o bom funcionamento do organismo e prevenir diversas doenças. A solução é sempre que possível preferir as opções orgânicas, principalmente para os alimentos consumidos com muita frequência ou os que lideram a lista do PARA”, explica a nutricionista Carolina Favaron.
Segundo a profissional, a partir do conhecimento dessas informações é possível cobrar políticas públicas e melhor fiscalização dos órgãos competentes para maior controle do uso desses componentes. “Já é sabido que algumas opções utilizadas aqui no Brasil são proibidas em locais como Europa e Estados Unidos”, ressalta.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Muito além do bacon: pimentão também pode causar câncer
Author
Description
Segundo a OMS, o consumo de produtos embutidos aumenta o risco de câncer, mas os alimentos mais contaminados por agrotóxicos também podem causar doenças graves.
Menu Blog
x