Niacina: saiba para que serve essa vitamina do complexo B

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Niacina_Vitamina_B3

 

As vitaminas são nutrientes essenciais que contribuem com o bom funcionamento do nosso organismo e auxiliam diversos processos, como digestão, absorção e defesa imunológica. Cada uma tem uma função diferente, mas hoje vamos explicar tudo sobre a niacina, também conhecida como vitamina B3.

O que é niacina

A niacina, ou vitamina B3, compõe o grupo das vitaminas do complexo B. É uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água) essencial para as reações envolvidas para a produção de energia a partir dos alimentos.

A absorção de niacina ocorre no intestino delgado, mas o excesso dessa vitamina não é estocado, e sim eliminado pela urina.

Niacina – Para que serve?

  • niacina (vitamina B3) auxilia na remoção de substâncias químicas tóxicas do nosso corpo.
  • Participa do processo de digestão e absorção de carboidratos, gorduras e proteínas e da produção de energia a partir deles.
  • Auxilia na produção de ácido clorídrico (HCL), o ácido do estômago, fundamental para uma boa digestão.
  • Participa da produção de hormônios sexuais e hormônios relacionados ao estresse.
  • Importante para a ação de enzimas antioxidantes.
  • Auxilia na manutenção de uma pele saudável e bonita.
  • Contribui com o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso.

Quais os problemas ocasionados pela deficiência de niacina?

A deficiência severa de niacina causa uma doença chamada pelagra, que provoca distúrbios em várias partes do corpo. De modo geral, é caracterizada por “três Ds”: dermatite, diarreia e demência. Conheça melhor os sintomas da pelagra:

  • Alterações digestivas: vômitos, diarreia ou prisão de ventre, baixa produção de ácido clorídrico (prejudica a digestão), além de língua inchada.
  • Distúrbios neurológicos: confusão mental e desorientação, podendo gerar psicose, delírio e demência profunda, além de depressão, tremores, dor de cabeça e perda de memória.
  • Alterações na pele: descamação, pigmentação escurecida nas pernas e braços, pele craquelada e dermatite.

Outros sintomas que podem estar relacionados com a deficiência de niacina são: inflamações e erupções na pele, cirrose, diabete e anemia hipocrômia.

Onde encontrar vitamina B3

niacina é abundante na natureza, pode ser encontrada em alimentos de origem animal ou vegetal. Os principais alimentos ricos em niacina são:

  • Fígado
  • Peixes (bacalhau, atum e sardinha)
  • Cereais, especialmente na forma de farelo, como o farelo de arroz e o farelo de trigo ou gérmen de trigo
  • Sementes e oleaginosas (como gergelim e amendoim)
  • Vegetais (batata-doce e abóbora)
  • Frutas (nectarina, pêssego e goiaba)

Alerta: quando cozidos, os alimentos com niacina podem perder parte da vitamina no processo, pois ela é hidrossolúvel.

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Curiosidade sobre a niacina

A niacina também é usada para o tratamento das dislipidemias (aumento dos níveis de colesterol no sangue), pois em doses farmacológicas (doses mais altas que precisam ser prescritas pelo médico) auxilia na redução do colesterol LDL e triglicérides, além de contribuir para o aumento do colesterol HDL.

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Niacina: saiba para que serve essa vitamina do complexo B
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