Novas proteínas vegetais: boas para todo mundo

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

proteinas vegetais

Por Camila Marques

Certamente você já ouviu falar ou conhece alguém que tenha desconfortos gastrointestinais (gases e dores de barriga) e até alergias quando consome alimentos ou suplementos à base de proteína animal, como leite, ovos, whey protein e caseína ou mesmo da proteína de soja. Isso ocorre porque esses produtos são considerados alergênicos, por normalmente apresentarem compostos difíceis de serem digeridos pelo nosso organismo. Assim, quando há intolerância ou alergia, eles devem ser substituídos pelas proteínas vegetais (como a proteína de arroz e a proteína de ervilha), que são totalmente naturais, hipoalergênicas e também mais sustentáveis. Conheça um pouco mais sobre seus benefícios.


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POR QUE CONSUMIR PROTEÍNAS VEGETAIS?

Além de serem consideradas de alto valor biológico, por apresentarem todos os aminoácidos – e outros nutrientes – necessários ao bom funcionamento do organismo, elas são digeridas com mais facilidade, isentas de aditivos químicos – no caso das 100% naturais – e causam menor impacto ambiental com sua produção. “Utiliza-se uma quantidade muito menor de recursos naturais, como a água, solo, emissão de gases e outros, do que para as derivadas de animais”, afirma Alessandra Luglio, nutricionista e consultora da Sunwarrior Brasil. Segundo a nutricionista Carolina Arbache, outro benefício importante é a contribuição para a saúde cardiovascular. “Como todo alimento vegetal, essas proteínas também contêm baixo índice de gorduras, são livres de colesterol e podem ajudar a regular a pressão arterial”, explica. E para completar as vantagens, esses alimentos podem ser considerados veganos, pois não utilizam nenhum ingrediente de origem animal em sua produção.

PROTEÍNAS VEGETAIS X SOJA

Apesar de ser rica em aminoácidos, a soja é altamente alergênica, podendo causar desconfortos digestivos e/ou reações alérgicas na pele em algumas pessoas, além de trazer em sua composição algumas substâncias que atrapalham a absorção de outros nutrientes, os denominados “antinutrientes”. Além disso, não podemos esquecer que grande parte desse grão é produzida de forma transgênica, ou seja, geneticamente modificada, o que também pode acarretar prejuízos ao organismo. Assim, as novas proteínas vegetais se tornam opções com menos contraindicações que a soja. “São melhores para o intestino, pois proteína mal digerida parada pode alimentar bactérias patogênicas [que causam doenças]. E ainda, o organismo pode assimilar seus aminoácidos de melhor forma”, justifica Carolina Arbache.

ONDE ENCONTRAR PROTEÍNA VEGETAL?

Há diversos alimentos vegetais ricos em proteínas, como as leguminosas, os cereais integrais e derivados, as sementes oleaginosas, algumas frutas, verduras, legumes e até algumas opções menos comuns, como algas e cogumelos. “A alga nori, por exemplo, contém 2 vezes mais proteína que a carne”, observa Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte. No entanto, diante dos hábitos de vida atuais e do crescente aumento de restrições a alimentos animais, como intolerâncias e alergias, inclusive entre atletas, é possível encontrar proteínas vegetais em forma de suplemento. Segundo a nutricionista Carolina Arbache, além da proteína de soja, as mais comuns são a de ervilha e a de arroz, produzida com o tipo integral e/ou germinado, mas estão surgindo novas opções. “Outros suplementos surgem com diferentes fontes de proteínas, normalmente com uma combinação de vários deles, como: proteína de batata e de quinoa”, exemplifica.

Proteínas vegetais comparação



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Quais são os benefícios das proteínas vegetais?
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As proteínas vegetais são excelentes opções para quem é vegano ou tem alguma alergia ou intolerância à proteína aninal ou do leite. Saiba mais. - NatueLife
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