Nutritional Yeast: A Levedura Nutricional com sabor de queijo

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Levedura Nutricional

O que é Levedura Nutricional?

Você conhece a Levedura Nutricional (Nutritional Yeast) ou pelo menos já ouviu falar? Esse novo alimento que a cada dia vem ganhando espaço no dia a dia de muitas pessoas, nada mais é do que uma Levedura Nutricional com sabor semelhante ao queijo ralado.

As leveduras são agentes fermentadores utilizados na fabricação de iogurtes, cervejas, pães, queijos e vinhos, além de estarem presentes em nossa microbiota intestinal atuando como protetor e regulador no nosso organismo. A Levedura Nutricional, portanto, é um alimento altamente nutritivo que provém da levedura chamada Saccharomyces Cerevisiae, pertencente ao reino dos fungos, porém em sua forma inativada, diferente das outras leveduras utilizadas na fabricação de pães e cerveja. Essa levedura se prolifera em ambientes ricos em carboidratos, como a beterraba e a cana-de-açúcar, passa pelo processo de lavagem à seco, é transformado em pó para ser comercializado e geralmente recebe uma fortificação de vitaminas e minerais.

Benefícios da Levedura Nutricional:

Esse alimento é capaz de oferecer todos os nove aminoácidos essenciais que o nosso corpo necessita, sendo uma excelente fonte de proteína. Além disso, a levedura nutricional contém fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, zinco, selênio, ácido fólico e vitaminas do complexo B, incluindo a vitamina B12.

Levedura Nutricional e vitamina B12:

A utilização da levedura nutricional como fonte vegana de vitamina B12 ainda é controversa, alguns estudos apontam que essa vitamina encontra-se inativa na levedura, após o consumo, mesmo em doses consideradas adequadas no sangue, ela não exerce suas funções no organismo. Dessa maneira, muitos fabricantes adicionam a vitamina B12 no produto, para atender seu público alvo, veganos e vegetarianos, de forma mais eficaz.

Quem pode consumir a Levedura Nutricional?

O Nutritional Yeast é famoso entre os adeptos do veganismo e vegetarianismo, sendo ideal para suplementação por conter vitamina B12 e não ser um produto de origem animal, porém, também pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose, celíacos, pessoas que desejam um maior aporte proteico na dieta ou que apenas procuram se alimentar de forma saudável.

Como utilizar a Levedura Nutricional?

A levedura pode ser encontrada na forma em pó ou em flocos e por ter um sabor semelhante ao queijo, pode ser utilizada na forma de tempero ou então no preparo de receitas, como ovos mexidos, molhos, berinjelas empanadas ou polvilhar por cima de saladas e legumes já prontos.

Lembrando que a composição nutricional e o sabor do Nutritional Yeast variam muito entre as marcas que comercializam esse produto.

Summary
Article Name
Nutritional Yeast: A Levedura Nutricional com sabor de queijo
Author
Description
Confira o que é e quais são os benefícios do Nutritional Yeast, levedura nutricional que virou sensação entre vegetarianos, veganos e adeptos ao estilo de vida saudável.
Menu Blog
x