O prazer dos alimentos saudáveis

5 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

brocolis-chocolate

Não há como negar que comer chocolate, massas, biscoitos e outros alimentos calóricos dá uma sensação de puro prazer. Isso acontece porque nosso cérebro associa a ingestão desses alimentos a recompensas. Mas por que não ocorre o mesmo com alimentos como legumes e frutas? Pesquisadores nos Estados Unidos dizem que, na verdade, pode acontecer sim! O mesmo prazer que sentimos ao consumir chocolate pode ser equivalente àquele que sentimos ao comer brócolis, por exemplo.

Pode parecer maluquice, mas não é! Um experimento foi feito com 13 pessoas que estavam acima do peso e que foram acompanhadas durante seis meses por pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade Tufts, em Boston. Durante esse período, a dieta dessas pessoas era composta por alimentos saudáveis e receitas equilibradas. O resultado? Elas começaram a notar diferenças em seu corpo, ou seja, estavam perdendo peso. E foi aí que a sensação de satisfação surgiu. Segundo nutricionistas, quando as pessoas começam a ver o lado bom do alimento, elas despertam no cérebro o desejo de consumir alimentos saudáveis, como frutas e legumes. Ou seja, elas começaram a associar o consumo desses alimentos à perda de peso, o que fez com que sentissem prazer ao comer os alimentos propostos pelos médicos.

Para ter a confirmação, o cérebro dos participantes foi escaneado enquanto eles viam imagens de comidas calóricas e, depois, enquanto eles olhavam imagens de alimentos saudáveis. O resultado da comparação foi… o mesmo! Ou seja, os médicos e nutricionistas conseguiram que o brócolis, por exemplo,  proporcionasse a mesma sensação de recompensa e prazer que um chocolate. Demais né?!

Depois que percebemos e nos conscientizamos dos benefícios dos alimentos saudáveis para a nossa saúde, consumi-los fica muuuito mais prazeroso!

Até mais gente! =)

Summary
Article Name
O prazer dos alimentos saudáveis
Author
Description
Não são só os alimentos calóricos que nos proporcionam sensação de prazer, os alimentos saudáveis também podem fazer isso! Saiba mais!
Menu Blog
x