O que comer antes do treino e depois do treino

5 anos atrás  Por  Equipe Natue     18 Comentários

Tapioca

Dúvida comum entre os praticantes de atividade física, o que comer antes e depois do treino para contribuir com os resultados do treino.  É muito difícil eliminar as gordurinhas indesejadas e ganhar músculos. Muitas vezes o problema está na alimentação, o que você come antes e depois do treino. A alimentação é essencial tanto para quem treina visando a perda de peso quanto para quem quer ganhar massa muscular. Não adianta darmos o nosso melhor na academia se não cuidarmos direitinho da alimentação.

O glicogênio, que fornece energia através do consumo de carboidratos, pode ser uma dificuldade que o corpo encontra para queimar gordura além de forçar o organismo a ‘’roubar’’ a proteína da massa magra para obter energia. Sendo assim, o músculo vai embora e a gordura fica.

Para que o organismo tenha energia e ao mesmo tempo queime calorias, é necessária uma alimentação equilibrada antes e depois do exercício físico. Mas não é qualquer alimento, deve-se priorizar alguns e dispensar outros, para que o corpo tenha o seu melhor rendimento.
Algumas dicas são valiosas, como o intervalo de tempo e o que tipo de alimento. Confira algumas delas:

O que comer antes do treino (alimentação pré-treino):

  • Carboidratos de fácil digestão: bons exemplos são batata-doce, tapioca, mandioca e frutas. No caso de suplementos, maltodextrina e waxy maize são boas dicas. Esses alimentos fazem com que o organismo        gaste açúcar e gordura durante o treino;
  • Proteínas: ovos, atum, peito de peru, frango. Esses alimentos são importantes para a recuperação e a            manutenção dos músculos;
  • Nada de fibras! Apesar das fibras serem super importantes na nossa alimentação, este não é o melhor momento para consumi-las, pois elas atrapalham a absorção dos carboidratos (e, antes do treino, precisamos de energia rápida) e podem causar desconfortos gastrintestinais;
  • Evite gordura em excesso (manteiga, óleos, creme de leite). Se possível, de preferência para o óleo de coco, que possui absorção rápida (e ainda possui efeito termogênico!);
  • Muita água! É extremamente importante iniciar a atividade bem hidratado!

O que comer depois do treino (alimentação pós-treino):

  • Capriche nas proteínas! Este é o momento em que mais precisamos delas! Alguns alimentos ricos em proteínas são: carnes, ovos, queijos, iogurtes com baixo teor de gordura (e bastante proteína), soja e outras leguminosas como grão de bico, lentilha, feijões;
  • Carboidratos: especialmente se a atividade foi intensa, o carboidrato é obrigatório, pois ele repõe os estoques de energia (que gastamos durante o treino) e preserva a massa magra (assim, nosso corpo não utiliza as proteínas como fonte de energia);
  • Whey protein: como o peso das moléculas de whey são leves, esse suplemento se torna de rápida absorção. Por isso, ele é indicado para o pós treino, pois é nessa hora que o corpo precisa de mais nutrientes vindos da proteína. O tipo de whey protein mais indicado é o hidrolisado, em que suas cadeias de proteínas são fragmentadas e sua digestão é mais fácil e rápida.

Importante saber:

Uma das maiores dúvidas sobre o que comer antes e depois do treino é o intervalo de tempo que o alimento deve ser consumido. Se dá para se alimentar somente uma hora antes do exercício, priorize alimentos com carboidratos e dispense as proteínas. Caso o intervalo seja menor que uma hora, prefira os pães e biscoitos refinados, pois ficam um menor tempo no estômago e servem para dar energia suficiente para o treino, já que as proteínas demoram para serem digeridas, podendo causar desconfortos e atrapalhar o desempenho no momento do exercício.

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O que comer antes e depois do treino?
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Você sabe quais alimentos devemos comer antes do treino e depois do treino? Confira aqui no NatueLife algumas dicas do que comer para acertar em cheio!
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