O que comer depois do treino?

2 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Pós treino

Além de uma alimentação pré-treino adequada, o pós-treino também merece atenção, e é preciso fazer boas escolhas alimentares nesse período. Ter uma alimentação adequada no pós-treino pode favorecer a regeneração muscular, o ganho de massa muscular e também a perda de peso.

Alimentação pós-treino

Após o treino, é indicado consumir alimentos ricos em proteínas, pois auxiliam na reparação das fibras musculares, auxiliando no aumento da massa magra. Além disso, ingerir fontes de carboidratos também é importante para garantir a recuperação do glicogênio muscular, e prevenir o catabolismo, ou seja, utilização de proteínas como fonte energética levando a perda de massa muscular.

A ingestão de líquidos, antes, durante e depois dos exercícios também é essencial para boa recuperação.

Alimentos para o pós-treino

  • Fontes de proteína: frango, carne, ovos, peixes, iogurtes desnatados, queijo branco, oleaginosas (castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, amendoim) e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha)
  • Alimentos com alto índice glicêmico: o período pós-treino é o melhor momento para ingerir alimentos de alto índice glicêmico, como banana, mamão papaia, laranja, pães, bolos e arroz branco, pois o carboidrato refinado é rapidamente absorvido pelo organismo, sendo utilizado para o fornecimento de energia, preservando a massa magra.

Suplementos pós-treino

Whey protein

O whey protein é um dos suplementos mais utilizados pelos praticantes de musculação. Este suplemento é feito a partir do soro do leite, é rico em proteínas e possui alta digestibilidade e absorção. O whey protein ideal para ser consumido no pós-treino é o hidrolisado, no qual é absorvido rapidamente pelo organismo e o que contém mais proteína, quando comparado com as formas concentradas e isoladas, facilitando então a regeneração muscular.

BCAA

Este suplemento é composto por três aminoácidos, a valina, leucina e a isoleucina, sendo utilizados na síntese proteica e consequentemente na regeneração dos músculos, auxiliando no ganho de massa muscular. O BCAA também retarda a fadiga e ajuda a poupar a reserva de glicogênio, que é o estoque de energia para o corpo.

Maltodextrina

A maltodextrina é um suplemento a base de carboidrato complexo – amido, possui alto índice glicêmico e é utilizada para a produção de energia durante o treino bem como no pós-treino. Atua na recuperação muscular, fazendo com que as proteínas não sejam utilizadas para a geração de energia, e sim para a síntese proteica.

Dextrose

Esse suplemento é constituído por carboidratos simples, e com alto índice glicêmico, tendo sua absorção mais rápida, ideal para ser consumida depois do treino. A dextrose favorece na recuperação de energia e facilita a captação de aminoácidos pelos músculos, auxiliando na regeneração e ganho de massa muscular.

Waxy Maize

O waxy maize é um suplemento que a partir do milho ceroso é extraído o amido. Esse amido é um tipo de carboidrato que atua na recuperação do glicogênio muscular gasto durante o exercício físico, diminuindo a sensação de cansaço e fadiga, além de ser um suplemento que auxilia para o ganho e manutenção de massa muscular.

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A alimentação adequada depois do treino é essencial para o ganho de massa muscular e emagrecimento. Confira aqui o que comer no pós-treino.
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