O que é bulking e cutting? Veja como fazer e quais alimentos mais indicados

1 ano atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

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Os termos bulking ou off-season e cutting ou pre-contest são cada vez mais usados em academias, e não apenas no mundo dos fisiculturistas, é só um modo diferente de dizer.

O que é bulking e cutting?

Bulking é uma fase utilizada, principalmente por atletas, no qual, ocorre o aumento da ingestão calórica, com objetivo de aumentar a massa muscular, com a tentativa de não ganhar tanto tecido adiposo. Normalmente, o aumento varia de 500 a 1000 Kcal em relação ao gasto diário.

Já no cutting o objetivo é a redução de gordura corporal, mas com o cuidado de evitar ao máximo a perda de massa muscular. Ao contrário do bulking, nesse período ocorre o déficit de no mínimo 500 Kcal em relação ao gasto diário.

Como fazer o bulking?

Com o acompanhamento de um profissional da área, sua ingestão calórica irá mudar em cada período, aumentando ou reduzindo de 500 a 1000Kcal, de acordo com o objetivo. Nesse caso a ingestão calórica irá aumentar, principalmente a ingestão de carboidratos.

Porém, é importante ressaltar que muitas pessoas quando fazer o bulking, acabam ingerindo alimentos de baixa qualidade nutricional, o chamado “bulking sujo” levando a um maior acúmulo de gordura (o que dificultará o cutting). Desse modo, é fundamental pensar na qualidade dos nutrientes, utilizando, por exemplo, carboidratos complexos e gorduras “boas”, fazendo o chamado “bulking limpo”.

Como fazer o cutting?

Durante o período de cutting, a ingestão calórica irá diminuir, pois o objetivo é perda de gordura. Porém, não se pode reduzir muito para não ocorrer a perda de massa magra junto, que a pessoa tanto “batalhou” para conquistar.

O importante é ter um déficit calórico, sendo por meio da restrição calórica/dietética ou por meio do aumento da atividade física, sendo a restrição dietética mais comum.

Quais alimentos são mais indicados no bulking?

Todos, mas isso varia de acordo com as refeições e características individuais. Normalmente, os carboidratos de alta resposta glicêmica são mais usados em QUASE todas as refeições, mas principalmente no pós-treino, tais como: batata inglesa e frutas com maior índice e carga glicêmico.

Nas outras refeições os carboidratos complexos são usados também (importante diferenciar índice e carga glicêmica e carboidratos complexos e simples), tais como: batata doce e aveia.

Quanto ao número de refeições por dia, novamente dependerá do indivíduo e de sua rotina alimentar, mas normalmente varia de 6 a 8 refeições.

A proteína no bulking

A quantidade de proteína vai depender do indivíduo e não tem especificações de qualidade para esse período.

Quais alimentos são mais indicados no cutting?

Não há proibição de alimentos específicos no cutting, mas é importante dar preferência aos alimentos de baixa resposta glicêmica e alimentos complexos e integrais, tais como: batata doce, aveia, frutas, arroz e macarrão integrais.

Os de maior resposta glicêmica, em alguns casos, são indicados no pós-treino, para a reposição mais rápida do glicogênio muscular.

Assim como no bulking, tudo dependerá do indivíduo e de sua rotina, mas normalmente indica-se até 6 refeições por dia no cutting, preferencialmente com quantidades calculadas de acordo com a necessidade individual.

A proteína no cutting

No cutting, a quantidade também depende do indivíduo, mas normalmente, a quantidade é maior que no bulking. E prioriza-se fontes proteicas menos gordurosas, como frango ou patinho moído.

E a gordura?

A gordura nos dois períodos, não tem especificação de quantidade. Mas quanto ao tipo, indica-se fontes de gordura boas, tais como: pasta de amendoim, castanhas, azeite de oliva extra virgem, abacate e peixes.

As quantidades desse macronutriente serão determinadas pelo nutricionista, respeitando a individualidade de cada indivíduo.

Lembrando que é necessário conciliar treino e dieta, as quais devem ser determinadas por profissionais, respeitando as características individuais e a intensidade do treinamento.

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O que é bulking e cutting? Veja como fazer e quais alimentos mais indicados
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Saiba mais sobre o que é bulking e cutting, como fazê-los, quais alimentos mais indicados em cada refeição e questões sobre os macronutrientes - NatueLife

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