Afinal, Creatina para que serve?

5 anos atrás  Por  Equipe Natue     17 Comentários

creatina
Creatina: você sabe o que é? Como funciona, pra que serve ou se a creatina faz mal? Então, resolvemos reunir todas as perguntas em um único post e tirar todas as dúvidas sobre a creatina! Confira:

O que é creatina, para que serve?

creatina, diferente do que muitos pensam, é uma amina (e não aminoácido) sintetizada pelo corpo a partir de dois aminoácidos: glicina e arginina. Ela também pode ser obtida através da alimentação (peixes e carne vermelha) ou pela suplementação.

creatina é utilizada pelo organismo para fornecer energia durante os exercícios físicos intensos e de curta duração, também conhecidos como atividades de explosão. Desse modo, a creatina está envolvida nos processos de síntese e ressíntese do ATP (primeira fonte de energia que o organismo utiliza durante o exercício), aumentando os estoques de ATP. A creatina também é muito conhecida por auxiliar na redução de danos à musculatura ao reduzir a fadiga, possibilitando aumentar a intensidade do treino e favorecer a hipertrofia muscular.

Após ter os seus benefícios comprovados para a melhoria dos exercícios físicos e músculos, a creatina tem sido estudada para outros fins. De acordo com um estudo publicado pela Universidade da Califórnia, a creatina pode ter efeitos em alguns problemas neurológicos, como alguns casos de autismo. Isso porque existe uma grande quantidade de creatina nas células cerebrais e quando essa quantidade está deficiente, alguns distúrbios neurológicos podem aparecer. Além disso, o estudo mostra que a creatina está relacionada com o sistema imune, atuando contra infecções.

Como tomar creatina?

Geralmente recomenda-se utilizar esse suplemento no pós-treino, já que tem efeito cumulativo e não agudo, e seus benefícios ocorrem quando a creatina atinge o músculo.

Creatina engorda?

A creatina não possui calorias e por isso não engorda, mas, por ajudar no ganho de massa magra e por ser uma substância que retém líquidos no músculo provocando o inchaço nessa parte do corpo, pode provocar ganho de peso. No entanto, ela não está relacionada com o aumento de gordura no corpo. Vale ressaltar que a creatina ajuda a promover o ganho de massa muscular e auxilia na performance durante a atividade física.

Quais são os benefícios da creatina?

  • Melhora a performance durante exercícios de alta intensidade e curta duração.
  • Ganho de massa muscular.
  • Recuperação rápida.

A creatina faz mal?

Assim como todo alimento ou suplemento quando consumido em excesso, a creatina também pode acarretar danos para o organismo, principalmente para o fígado e rins, se o seu consumo não for moderado e não seguir as recomendações do fabricante e ou do nutricionista. No entanto, vale lembrar que esse é um dos suplementos mais estudados pela comunidade científica e, atualmente, é considerado pelos maiores pesquisadores da área uma substância segura.

Summary
Article Name
Creatina: o que é? Creatina faz mal?
Author
Description
Creatina: o que é? Para que serve? Quais os benefícios da creatina? É bom ou a creatina faz mal? Tire todas as suas dúvidas sobre esse suplemento!
Menu Blog
x