O que é demência senil e como prevenir?

3 semanas atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

demência senil

Ao envelhecer é esperado que a memória não seja mais como antes, o paladar fique menos afiado e ações simples se tornem mais difíceis. Mas quando as falhas de memória e a falta de habilidade e de atenção aumentam, é possível que tenha iniciado um processo de demência senil.

O que é a demência senil?

A demência senil é uma síndrome que tem como características iniciais: falhas de memória, de atenção, julgamento e habilidade em resolver problemas.

É irreversível e as alterações são progressivas, ou seja, aumentam com o tempo e assim interferem no autocuidado, no desempenho social e na vida cotidiana.

A síndrome demencial ocorre normalmente após os 60 anos e com o envelhecimento da população os números de pessoas que vivem com a demência aumentam a cada ano.

A demência pode ter causa primária ou secundária e os processos mais frequentes de ocorrem pela doença de Alzheimer (causa primária) ou por origem vascular (causa secundária).

Estudos preveem que em 2030 cerca de 65,7 milhões de pessoas convivam com a síndrome, podendo chegar a 115,4 milhões em 2050.

Visto que há um rápido aumento de quadros de demência, é importante saber como prevenir e vou te contar tudo o que você pode fazer. Vamos lá?

Como prevenir a demência senil: alimentação

Estudos falam que a alimentação mais próxima da dieta mediterrânea reduz o risco de degradação mental.

A dieta é rica em ômega 3 e têm pouca gordura saturada, além de ter uma grande quantidade de antioxidantes, vitaminas E e C, que protegem as células do estresse oxidativo, um processo associado ao envelhecimento em si e ao desenvolvimento da demência senil.

Como prevenir: atividade física e intelectual

Que fazer exercícios físicos faz bem para a saúde todos já sabem. Mas, você sabia que o sedentarismo é um grande vilão para o desenvolvimento de demência? É preciso vencer essa preguiça e começar a se mexer!

A falta de atividades físicas pode desencadear uma demência de origem vascular, então, recomenda-se exercícios aeróbicos, de resistência ou equilíbrio para evitar o declínio cognitivo.

A atividade intelectual é igualmente importante, trabalhar o poder do cérebro com atividades de raciocínio pode retardar o aparecimento das demências.

Estudos mostram que idosos ativos cognitivamente têm menor risco de desenvolver a síndrome demencial e aqueles que desenvolvem demostram mais tardiamente os sintomas.

Adotar uma dieta saudável, praticar atividades físicas regulares e manter o cérebro ativo pode funcionar tanto para a prevenção da síndrome da demência senil quanto para outras doenças crônicas como diabetes do tipo 2, obesidade, hipertensão arterial. Então por que esperar?

SHOPPING NATUE

Summary
Article Name
O que é demência senil e como prevenir?
Author
Description
A demência senil é uma síndrome que tem início lento e progressivo. Seus efeitos interferem no autocuidado e na vida cotidiana. Saiba como prevenir aqui!

Categorias -

Menu Blog
x