O que é maltodextrina e como tomar?

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     43 Comentários

Maltodextrina

O que é maltodextrina?

A maltodextrina (também conhecida como malto dextrin e malto) é um carboidrato complexo que mantém os níveis de energia constantes durante a atividade física e melhora a recuperação muscular após os exercícios, por isso é muito utilizada por frequentadores de academia.

Maltodextrina: benefícios

O consumo de malto é importante para reduzir a sensação de fadiga durante o treino, uma vez que preserva os estoques naturais de glicose nos músculos.

É importante lembrar que o carboidrato é a principal fonte de energia do nosso organismo. Sendo assim, ao treinarmos, se nosso corpo não encontrar carboidratos, ele irá utilizar as proteínas presentes nos músculos como fonte de energia, causando perda de massa magra (massa muscular).


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Maltodextrina engorda?

O objetivo da suplementação com maltodextrina é fornecer energia durante o exercício. Entretanto, se consumirmos uma quantidade de malto superior àquela que necessitamos, ou seja, se nosso corpo não utilizar durante o exercício toda a quantidade de carboidratos que ingerimos, podemos ganhar peso. O ideal é consumir malto de acordo com o tipo, o tempo e a intensidade do treino.

Maltodextrina faz mal?

Se utilizada fora da nutrição esportiva (no pré ou pós-treino), a maltodextrina pode fazer mal. Isso porque tem alto índice glicêmico, o que significa que eleva rapidamente os níveis de açúcar do sangue (glicemia), então, pode favorecer o aumento da glicemia e o ganho de peso. Mas utilizada como suplemento esportivo, desde que adaptada aos seus objetivos e com recomendação de um nutricionista, não faz mal! Apesar de ser considerada um “carboidrato complexo”, a maltodextrina possui uma cadeia de hidrogênio curta, com ligações fáceis de serem quebradas, e isso faz com que sua digestão e absorção sejam rápidas, com ação semelhante à dextrose, apenas um pouco mais lenta. A diferença principal entre elas é que a dextrose, sendo um carboidrato simples, aumenta rapidamente o nível de insulina, o que após certo tempo provoca uma queda brusca da glicemia (o que pode gerar mal estar). A maltodextrina, por sua vez, não causa essa queda brusca.

melhores_marcas

Melhor horário para tomar maltodextrina

A quantidade e o horário ideais para consumir maltodextrina dependem das necessidades nutricionais e do objetivo de cada pessoa, por isso é indicado ingeri-la com a orientação de um nutricionista. A malto é uma boa opção para consumir depois do treino, juntamente com um alimento ou suplemento fonte de proteínas (como whey protein, albumina ou caseína), já que possui alto índice glicêmico e é absorvida de forma mais rápida pelo nosso organismo, ajudando na recuperação muscular. Mas também pode ser consumida no pré-treino, desde que na quantidade adequada. Por isso a orientação de um profissional é essencial.

Ainda ficou alguma dúvida? Então, mande para a gente aqui nos comentários! Até mais! 😉


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
O que é Maltodextrina e como tomar maltodextrina?
Author
Description
Já ouviu falar em maltodextrina? Descubra aqui no NatueLife o que é maltodextrina, como tomar, benefícios da maltodextrina e muito mais!
NATUELIFE
x