Óleo de baru oferece benefícios à saúde

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

óleo_baru_capa

Artigo de especialista – Carolina Favaron*

O baruzeiro é uma imponente árvore encontrada no cerrado brasileiro. É ela que produz o baru, um fruto de aspecto lenhoso, castanho e com uma única amêndoa comestível, bastante apreciada pela população local. A amêndoa tem sabor agradável e menos acentuado que o amendoim, quando torrada pode ser consumida como aperitivo ou como ingrediente para várias receitas como pé-de-moleque, paçoca, cajuzinho, entre outras.
O óleo de baru é extraído da amêndoa contida no interior do fruto do baruzeiro e a quantidade de ácidos graxos insaturados, monoinsaturados e poli-insaturados é semelhante ao do óleo de amendoim.

Propriedades do óleo de baru

O óleo de baru é uma ótima fonte de ácido oleico (ômega 9) e linoleico (ômega 6). O consumo de alimentos com essa composição de gorduras é importante para a saúde, pois contribui para a redução do LDL e do VLDL, responsáveis pelo aumento do colesterol sanguíneo. O ácido oleico promove a melhora da qualidade da membrana das células proporcionando maior estabilidade contra substâncias que lesionariam a parede celular. Esse também seria o principal motivo pelo qual óleos com altos teores de ômega 9 estariam associados à redução de risco de acidentes coronarianos e regulação do perfil de gorduras do organismo. Vários estudos relacionam o consumo de ômega 9 com a morte de células cancerígenas das mamas. Também tem sido associado à prevenção de doenças neurodegenerativas, como Parkinson, Huntington e Alzheimer. A amêndoa de baru também é fonte de minerais, com destaque para o cálcio, ferro e zinco.
O ácido oleico, por ser altamente estável e possuir características emolientes (ajudam na hidratação e restauração da oleosidade da pele), tem sido muito usado na cosmética. Evidenciando que o óleo de baru tem potencial para ser usado pela indústria farmacêutica e de cosméticos. Além disso, estudos com esse óleo demonstraram que ele apresenta excelente potencial para uso como protetor solar.
A relação da quantidade de ômega 6 e ômega 3, presente no óleo de baru, está próxima da recomendação da Organização Mundial de Saúde, demonstrando que o óleo de baru também pode favorecer a diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Pode ser consumido tanto na forma da castanha, como em suplementos de óleo de baru em cápsula.

*Carolina Favaron é nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional (2013).


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Óleo de baru oferece benefícios à saúde
Author
Description
O óleo de baru é uma ótima fonte de ômegas 6 e 9, e ainda pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Conheça mais propriedades do óleo de baru!

Categorias -

Menu Blog
x