Óleos funcionais dão saciedade e ajudam a emagrecer

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Na hora de cozinhar, muitas pessoas utilizam óleos refinados, como de soja, milho e canola, para refogar os alimentos e até temperar saladas. No entanto, existem opções muito mais saudáveis e que ainda oferecem benefícios à saúde.

Os óleos funcionais – como o óleo de coco, o óleo de cártamo e o óleo de abacate – ajudam a manter a saciedade e, assim, auxiliam no processo de emagrecimento e na perda de peso.


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Veja alguns tipos de óleos funcionais:

Óleo de linhaça

saiba mais sobre o óleo de linhaça

É um dos óleos mais utilizados e estudados. Pode ser consumido na forma líquida, em saladas ou frutas, e também na forma de cápsulas. O principal benefício do óleo de linhaça é que ele é rico em ômega 3 na forma de ALA (Ácido Alfa-Linolênico). Dentro do corpo, o ALA passa por diversas reações bioquímicas em diversas enzimas para ser convertido na forma ativa do ômega 3. Essas enzimas que fazem a conversão do ALA dependem de diversos nutrientes. Por isso, além do consumo do óleo de linhaça, é importante ter uma alimentação variada em vitaminas e minerais para fazer essa conversão corretamente.

O óleo de linhaça ainda possui uma proporção adequada entre ômega 3 e ômega 6, o que ajuda a equilibrar o organismo, já que atualmente a alimentação brasileira tem um grande consumo de ômega 6 em relação ao ômega 3.

O ômega 3 tem uma importante ação anti-inflamatória e reduz agregação plaquetária, melhorando a fluidez sanguínea e ajudando a prevenir trombose. Também atua na saúde cerebral e na melhora cognitiva da memória e do aprendizado, além de ser importante para melhorar a permeabilidade das células, ou seja, torna a membrana da célula mais permeável ao acesso de água e nutrientes, por isso ajuda a melhorar a nutrição celular.

Óleo de abacate

Saiba mais sobre o óleo de abacate

O óleo de abacate é antioxidante, ajuda a neutralizar os radicais livres e ainda contém ácido oleico, vitamina E e vitamina A. Esses nutrientes ajudam a modular hormônios muito importantes que fazem a lipólise, ou seja, a queima de gordura.

Como utilizar o óleo de abacate?

3 minutos antes das refeições ou da atividade física.

Óleo de cártamo

Saiba mais sobre o óleo de cártamo

O óleo de cártamo tem gerado muito interesse por conta do emagrecimento, mas seu uso precisa ser prolongado, contínuo e frequente para oferecer esse benefício ao organismo. Também é preciso lembrar que seu consumo deve estar associado à atividade física.

O óleo de cártamo é mais encontrado na forma de cápsula. O ideal é que seja consumido durante as refeições para melhorar sua absorção e biodisponibilidade no nosso organismo. Se for consumido em jejum, é possível que não consiga aproveitar todos os seus benefícios.

Óleo de coco

Saiba mais sobre o óleo de coco

É uma gordura saturada que tem comportamento de gordura monoinsaturada, ou seja, pode aumentar o HDL (colesterol bom) e reduzir o LDL (colesterol ruim). Também é uma boa gordura para o reforço cardiovascular e é um termogênico natural.

Muito utilizado por praticantes de atividades física, o óleo de coco é um TCM (triglicerídeos de cadeia média), ou seja, possui uma quantidade intermediária de energia e caloria. 50% do óleo de coco é composto por ácido láurico, substância que é convertida em monolaurina no organismo com propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais. O ácido láurico é encontrado em grande quantidade no leite materno e, por esse motivo, possui importante papel no reforço imunológico.


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Como consumir óleo de coco?

Por ser um óleo versátil, pode ser consumido diretamente na colher ou como substitutivo de óleos na preparação de bolos, panqueca, muffin e pães. Sem contar que pode ser adicionado em shakes, smoothies e como cobertura de tubérculos (mandioca, batata-doce, inhame e cará).

Óleo da semente de uva

Saiba mais sobre o óleo de uva

Contém grande quantidade de vitamina E, que tem ação antioxidante no organismo. Além disso, é rico em uma substância chamada trans-resveratrol, que também tem importante ação antioxidante. Ainda auxilia na prevenção do mal de Alzheimer e ajuda a melhorar a capacidade cognitiva, principalmente em idosos.

Qual é o melhor óleo para cozinhar e fritar?

Atualmente, o óleo de coco é o melhor óleo para ser submetido a altas temperaturas, já que não oxida, diferentemente de outros óleos.

Quais óleos evitar?

É bom evitar os óleos de canola, de milho e de soja, já que esses óleos geralmente são feitos de sementes transgênicas, que foram geneticamente modificadas. Sem contar que o óleo de milho e o óleo de soja são fontes de ômega 6 – que já consumimos a quantidade ideal ou até superior nas refeições.

Lembre-se que nenhum alimento age sozinho no corpo, por isso, quanto mais colorido for o prato, maior a quantidade de nutrientes. Sem contar que um litro e meio de água no corpo é somente para fazer o transporte de nutrientes, ou seja, é bom consumir muito mais. Uma recomendação boa é consumir 200 ml de água a cada 1 hora.

Confira a íntegra do bate-papo das nossas nutricionistas sobre os tipos óleos para inserir na alimentação:


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Óleos funcionais dão saciedade e ajudam a emagrecer
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A gordura boa, responsável pelo colesterol bom, faz muito bem para o nosso organismo! Conheça os óleos funcionais, ricos em gordura boa e bons substitutíveis dos óleos convencionais industrializados. - Equipe Natue
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