Ômega 3 é essencial na nutrição infantil

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

ômega 3_capa

Artigo de especialista – Natalia Soares*

O ômega 3 é um tipo de gordura classificada como ácido graxo poli-insaturado. É considerado um óleo essencial visto que nosso corpo não consegue produzi-lo, por isso é preciso obtê-lo por meio da alimentação.

Por ser a principal gordura que compõe a bicamada fosfolipídica do cérebro, é muito importante para um correto desenvolvimento cerebral como a memória, a concentração e o desempenho. Também é fundamental para o desenvolvimento dos olhos, sistemas nervoso e imunológico, além de ser um excelente anti-inflamatório.

Alguns estudos mostraram que crianças portadoras do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) apresentavam deficiência de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Não só por esses, mas também por vários outros motivos já citados acima, uma dieta com fontes variadas de ômega 3 pode favorecer muito a saúde do seu filho.

Alimentos ricos em ômega 3

Peixes (são as melhores fontes)
Semente de linhaça
Oleaginosas

Lembre-se: já existe uma gama de opções de suplementos no mercado, mas se você pensa em fazer suplementação de ômega 3, procure um nutricionista para saber se é realmente necessário! 😉

 

*Natalia Soares é nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e técnica em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Summary
Article Name
Ômega 3 é essencial na nutrição infantil
Author
Description
Manter uma dieta com fontes variadas de ômega 3 pode favorecer a saúde do seu filho.
Menu Blog
x