Pesquisa comprova eficácia de novo tratamento da depressão

3 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

tratamento_depressão

Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq – HCFMUSP), liderados pelo psiquiatra André Brunoni, comprovaram que a estimulação transcraniana, uma técnica não invasiva, indolor e sem efeitos colaterais, é eficaz no tratamento da depressão.

A pesquisa reuniu dados de aproximadamente 300 pessoas de cinco países – Brasil, Austrália, Canadá, França e Alemanha – e, após o procedimento, 1 em cada 4 pacientes apresentou completa melhora dos sintomas. “Fizemos uma meta-análise e mostramos que a estimulação transcraniana é tão eficaz quanto antidepressivos. Como envolvemos diversos países, nosso estudo aponta que a estimulação é eficaz para pessoas com diferentes backgrounds e, portanto, pode ser usada em diversos contextos”, explica André Brunoni, psiquiatra e chefe do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

A estimulação transcraniana é um tratamento novo na psiquiatria, que usa correntes elétricas de baixa intensidade para aumentar a atividade cerebral, diminuída na depressão. “Ela não tem semelhança alguma com o ‘eletrochoque’, pois usa uma corrente muito pequena, o paciente não sente qualquer dor na hora da estimulação e pode fazer sem necessidade de sedação ou anestesia”, conta Brunoni.

Essa técnica pode ser aplicada em pessoas entre 18 e 75 anos que apresentam sintomas de depressão aguda, ou seja, tomando ou não antidepressivos, devem apresentar os sintomas da depressão. Além de não apresentar efeitos adversos, comuns no uso de medicamentos, outra vantagem desse tratamento é seu preço baixo, um diferencial que facilita sua disponibilidade na rede de atenção primária e secundária de saúde.

O tratamento ainda está em fase de pesquisa, mas pacientes voluntários de 18 a 65 anos, que apresentem depressão unipolar (aquela sem alternância no estado de humor) ou depressão bipolar (episódios depressivos que incidem em portadores do transtorno bipolar do humor) podem se inscrever para uma das vagas abertas para tratamento. Para obter mais informações, acesse o site www.sin.org.br/pesquisas ou envie um e-mail para pesquisa.depressao@gmail.com.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-7878685036491382"
data-ad-slot="6234138731">

Summary
Article Name
Pesquisa comprova eficácia de novo tratamento da depressão
Author
Description
Conheça uma técnica não invasiva, indolor e sem efeitos colaterais, comprovada por pesquisas como eficaz no tratamento da depressão.
Menu Blog
x