Pontos positivos e negativos sobre o aeróbico em jejum

4 anos atrás  Por  Equipe Natue     Sem Comentários

Saiba mais sobre o aeróbico em jejum

No mundo dos exercícios, um dos pontos mais polêmicos é o aeróbico em jejum, também conhecido como AEJ. Muitos se perguntam se é realmente eficaz para emagrecer ou não. Aqui, vamos mostrar os pontos positivos e negativos dessa modalidade e mostrar o que acontece com o corpo nessa hora.

O que é o aeróbico em jejum

Esse tipo de exercício é sempre feito pela manhã, logo após acordar, quando o corpo está em jejum. São cerca de 30 a 60 minutos de exercícios aeróbicos, como corrida, bicicleta e esteira.

Pontos positivos

Muitos defensores do aeróbico em jejum dizem que ajuda a queimar gordura com mais facilidade. Quando você come e depois faz exercícios, seus níveis de insulina estão altos, ou seja, dificulta a queima de gordura. O argumento usado a favor dessa prática é que, como o corpo está em jejum, com menos glicose para queimar como energia do que se tivesse acabado de comer, o organismo acaba usando a gordura para queimar. Então, a queima de gordura é mais eficiente. “O maior benefício é a queima mais rápida de gordura. Não havendo nenhum substrato energético dentro do corpo, o que vai funcionar como combustível para realizar o movimento aeróbio é a própria gordura”, explica o César Ribeiro, test trainer da Proaction Sport, marca de acessórios esportivos.

Segundo o personal, essa prática não apresenta riscos, a menos que o indivíduo tenha algum tipo de cardiopatia ou problema de pressão arterial.

Pontos negativos

Bom, os pontos negativos são os maiores, pois a maioria dos educadores físicos e dos nutricionistas são extremamente contra esse tipo de exercício. “Quando corremos alimentados, demoramos 45 minutos para começar a queimar a gordura. As pessoas que correm em jejum procuram cortar caminho e diminuir esse tempo. Assim, quando começam a correr, já começam a queimar a gordura, sem que precisem ‘esperar’ os 45 minutos”, diz Luiz Yoshid, educador físico. Mas isso pode causar vários problemas.

-Você pode ficar sem energia

Como dito antes, em jejum os seus níveis de glicose estão baixos e aquela queima de gordura não é suficiente para fornecer a energia que você precisa. Além disso, os níveis de açúcar podem cair. Isso só vai gerar malefícios para você e sua saúde, pois vai se sentir fraco, sua pressão poderá baixar e, com certeza, você ficará com mais fome, podendo não resistir aos deslizes. Então, todo esse esforço irá por água abaixo. Além disso, Yoshid explica que a pessoa que corre em jejum não consegue manter a mesma qualidade de movimento daquela que corre quando está alimentada, pois não vai ter forças para isso.

-AEJ e catabolismo

Especialistas que são a favor e praticam o aeróbico em jejum afirmam que o AEJ não provoca catabolismo, ou seja, perda de massa muscular. Mas, ao fazer esse tipo de exercício, normalmente eles usam suplementos para driblar essa perda, como BCAA e glutamina. Então, o aeróbico não seria 100% em jejum.

-Aeróbio em jejum não queima mais gordura do que alimentado

A grande maioria dos nutricionistas e profissionais da área esportiva acreditam que o aeróbio em jejum funciona para emagrecer, pois qualquer exercício aeróbio ou restrição calórica funciona para o emagrecimento. Em jejum o exercício queima mais gordura, mas só um pouco mais, ou seja, não faz muita diferença. O resultado é praticamente igual, mas com o risco de reduzir a performance e passar mal.

Quando falamos em queda de performance, é necessário dizer que quem faz o AEJ não está interessado em ganho de performance, como um atleta. Mas, quando diminuímos nosso desempenho, não conseguimos manter o mesmo rendimento, conseguimos correr menos e nos cansamos com mais facilidade. Portanto, isso vai atrapalhar os resultados durante o treino, como ganho de músculo, perda de gordura e de peso.

Alguém aí faz o aeróbico em jejum? É bom tomar cuidado e lembre-se: precisa ser feito com acompanhamento e não é recomendado para qualquer pessoa. Sem o acompanhamento de um especialista, pode ser perigoso para a saúde e não atingir aos objetivos desejados. O melhor é ter um estilo de vida voltado ao emagrecimento saudável e duradouro.

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Pontos positivos e negativos sobre o aeróbico em jejum
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Veja os benefícios e malefícios que o aeróbico em jejum, o famoso AEJ, pode causar no seu corpo.
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